GHJHJ

18331 palavras 74 páginas
A agricultura é uma das atividades humanas que mais transforma o meio ambiente. A principal vantagem do uso de fertilizantes nas lavouras é aumentar a produtividade das áreas, de forma a reduzir a necessidade de abrir novas fronteiras agrícolas. As indústrias de fertilizantes produzem o mais importante insumo para a agricultura. O fertilizante é o principal fator para o aumento da produtividade da terra e do homem, é o principal estimulador para o desenvolvimento de emprego, novas tecnologias e renda. Portanto, a indústria de fertilizantes contribui de forma decisiva para a fixação do homem no campo.
As indústrias misturadoras de fertilizantes têm a função de preparar diversas fórmulas de adubos com diferentes doses de nutrientes como mostra a Figura 1.
Comercialmente, os fertilizantes são vendidos como produtos, tais como: 05-20-20,
07-11-09, 02-20-30, 04-30-10, 22-00-24, 04-14-08, 05-20-30, cujos números referem-se às concentrações percentuais de Nitrogênio, Fósforo e Potássio, respectivamente. (BAZZOTTI, 2001)
As misturadoras comercializam seus produtos em sacos de 25 kg e 50 kg, ou em big bag de 500 kg e 1000 kg. Os adubos líquidos ainda são pouco difundidos no mercado brasileiro, embora seu uso seja bastante difundido em culturas perenes, sobretudo café e citrus.
Em geral, fertilizante é considerado insumo agrícola de baixo valor agregado, necessitando, portanto, produção em grande escala, rigoroso controle de custos e, principalmente, logística eficiente. Algumas empresas também dispõem de matériaprima, possibilitando a verticalização da produção (Figura 1), conferindo-lhe uma importante vantagem competitiva.

16

Figura 1 - Fluxograma da produção de fertilizantes

GÁS NATURAL
PETRÓLEO
RESÍDUOS PESADOS
NAFTA

ENXOFRE NATURAL
PIRITAS

ROCHA FOSFÁTICA
“IN SITU”

ROCHA POTÁSSICA

MATÉRIAS-PRIMAS

AMÔNIA

ROCHA
FOSFÁTICA

ENXOFRE

PRODUTOS INTERMEDIÁRIOS
ÁCIDO
NÍTRICO

ÁCIDO
SULFÚRICO
ÁCIDO
FOSFÓRICO

Relacionados

  • ghjhj
    571 palavras | 3 páginas
  • ghjhj
    867 palavras | 4 páginas