ghjhj

571 palavras 3 páginas
Projeto de Intervenção em Saúde: Higiene na Infância

1. Caracterização do Problema A higiene pessoal são todas as ações praticadas para manter a saúde física e mental e prevenir doenças(1). O período mais oportuno para acontecer a educação em higiene é a infância, pois é esta é a época em que acontecem as consolidações de condutas. Nesse contexto, a escola assume um papel de extrema importância. A UNICEF e UNESCO em associação com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico e o Ministério da Saúde divulgaram informações a respeito da relevância da prática de um trabalho interligado entre os campos da saúde e da educação na primeira infância como meio imprescindível para melhorar a qualidade de vida das crianças.(2).

2. Objetivos e Meta Este projeto teve como objetivo orientar as crianças sobre a importância da manutenção de hábitos saudáveis de higiene, guiá-las na identificação e uso correto dos objetos e recursos propícios para a higiene pessoal, assim como treiná-las para a prática eficiente de ações de autocuidado (lavagem de mãos, escovação de dentes, banho, etc.), buscando despertar nelas o interesse e estímulo necessários para a execução destas atividades.

3. Métodos e Procedimentos Realizamos o projeto no Lar do Nenem, instituição social beneficente que acolhe crianças de até 4 anos de idade, vítimas de abandono ou situação de risco social. Direcionamos a atividade educativa para as crianças de 3 a 4 anos, pelo fato de estas já possuírem um maior grau de compreensão a respeito do tema abordado. Foi utilizado o método construtivista, buscando resgatar o conhecimento que elas já possuíam, sempre na tentativa de impulsionar a participação de todos os presentes na construção do conhecimento. O trabalho foi executado com a ajuda da pedagoga da instituição, que em todos os momentos coordenou as crianças e nos orientou sobre quais formas de interação deveriam ser adotadas. Em um primeiro momento, foi feita uma abordagem

Relacionados

  • GHJHJ
    18331 palavras | 74 páginas
  • ghjhj
    867 palavras | 4 páginas