ghjhgjhjh

Páginas: 13 (3195 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
filosofia teórica e prática
"Toda a filosofia é teórica ou prática. A filosofia teórica é a regra do conhecimento; a filosofia prática é a regra do comportamento perante o livre arbítrio. A filosofia teórica e a filosofia prática diferenciam-se pelo objecto. A filosofia teórica tem por objecto a teoria e a filosofia prática na práxis. Em geral, a filosofia se divide em filosofia especulativa efilosofia prática. Fala-se, em geral, de conhecimentos teóricos e de conhecimentos práticos, quaisquer que sejam os objectos. Os conhecimentos são teóricos quando constituem o fundamento dos conceitos dos objectos, enquanto que são práticos quando constituem o fundamento na prática do conhecimento dos objectos."
"A filosofia prática não é segundo a forma, mas segundo o objecto prático, e esteobjecto só constitui as acções e a conduta que são livres. O teórico é o conhecimento e o prático a conduta."
Kant
Muitas organizações, pessoas e instituições torcem a cara ao se pensar qualquer coisa que não seja o “como fazer”, “como aplicar”, “um passo a passo” para ir adiante, pois ninguém tem tempo para parar para pensar, mesmo que estejamos em plena, tão badalada, “sociedade do conhecimento”.Ou seja, fala-se muito em inovação, em conhecimento, em sair da caixa, desde que sejam os outros e não eu!
Posso arriscar a dizer que qualquer atividade humana exige conceito.
E o que podemos falar de conceito é a capacidade de alinhar essas três vertentes.
Quanto mais conceito houver, mais alinhado estará esse tripé: filosofia, teoria e metodologia – mais uma organização vai gerar valor eenriquecer e vice-versa.
 Muitas pessoas e organizações vivem o dia a dia sem se dar conta que estes três fatores não estão alinhados e, quando não estão, começam a perder valor no mercado.
Um diagnóstico desse tipo passa por uma análise de toda organização, dentro do espírito de revisão da gestão e dos resultados: qual é a filosofia vigente, qual a teoria e a metodologia (ou as metodologias) paraque se possa fazer correções de rumo.
Filosofia é o campo do estudo do para quê.
Para quê estamos vivos? Para quê trabalhamos? Para quê criamos uma organização?
Teoria é o campo de estudo do como funciona;
Qual são os fenômenos principais que afetam a vida da organização?
Quais são as forças que o regem? Como elas atuam entre si? Como variam a cada contexto?
Quais devemos destacar maisagora? Metodologia é o campo de aplicação prática para alinhar filosofia com teoria:
O que deve ser feito para um alinhamento filosófico?
O que deve ser feito para um alinhamento teórico?
Ou seja, que ações precisam ser feitas para que se possa organizar as forças em movimento, conforme a filosofia escolhida e o que a teoria de plantão apontou como relevante?
Filosofia, portanto, é um campo quenos permite rever os conceitos mais básicos da organização e de onde estamos e para onde vamos. Os princípios que devem governar os projetos. A filosofia está acima da resposta “a empresa veio dar lucro”.
Porém, se ela veio ao mundo só para dar lucro e não prestar um serviço, logo o cliente vai perceber que ela está voltada para ela mesmo e procurar alguém que esteja mais dispostas a dialogar e afazer um ambiente ganha-ganha.
Obviamente, que existem alguns artifícios para que organizações consigam estar no mercado e dar lucro, sobreviver, através de brechas, armações, proteção legal, deixando o cliente de lado.
Essa estratégia filosófica deve rezar para que os concorrentes façam o mesmo.
É da discussão filosófica, portanto, que as organizações tiram a sua missão no mundo e que deveriamfazer valê-la, através do uso das teorias e das metodologias que as tornem possíveis.
É da filosofia que saem os princípios inegociáveis e que marcam a vida de uma organização ao longo do tempo.
A filosofia parte de dentro para fora, de um propósito daquilo que se quer mudar na sociedade.
Já a teoria é o estudo de como o planeta, de fato, funciona e como é possível usar estas forças a favor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!