ghjgjgjhgkjlk;l

920 palavras 4 páginas
Normalmente, os parasitas, as substâncias tóxicas e os micróbios prejudiciais à saúde entram em contato com o alimento durante a manipulação e o preparo dos alimentos. Esse processo de contágio do alimento é conhecido como contaminação. contaminação dos alimentos ocorre devido à presença de microrganismos (bactérias, fungos, leveduras, vírus, entre outros), causando mau cheiro, sabor ruim e modificando a aparência natural dos alimentos. Em alguns casos, o alimento se encontra contaminado, mas as modificações não são perceptíveis, o que é ainda mais perigoso.

Daí a necessidade de se manipular os alimentos com bastante critério, evitando que ocorra a sua contaminação. Para isso, é preciso saber quais são as fontes de contaminação; como os microrganismos se desenvolvem; o que eles podem causar nos alimentos e nos consumidores; e o que fazer para evitar as fontes de contaminação.

O nosso corpo retira dos alimentos que consumimos as vitaminas, os sais minerais, as gorduras, os nutrientes, os carboidratos e parte da água necessária para o organismo humano realizar diversos metabolismos e, com isso, manter-se saudável.

Isso, porque neles estão presentes algumas substâncias que protegem as células do nosso corpo contra possíveis agressões, neutralizam moléculas tóxicas, diminuem a formação de placas de gorduras nas artérias e, além disso, aumentam a resistência do organismo humano contra vários tipos de doenças.

"Enfim, uma boa alimentação, além de nutrir de forma correta, nos possibilita obter diversos benefícios. Por outro lado, consumir um produto estragado nos traz enormes transtornos. Daí a necessidade de consumir apenas alimentos dentro dos parâmetros de segurança", afirma a professora Adriana Lara Fonseca, do curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes – Treinamento de Manipuladores de Alimentos”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Atualmente, além da preocupação em obtermos uma alimentação saudável e eficiente, isto

Relacionados