ghjghki

972 palavras 4 páginas
Na sociedade atual, o planejamento familiar é muito importante para a qualidade de vida, pois só assim para garantir um futuro digno para os descendentes.
Para isso, foram criados vários métodos contraceptivos, ou seja, métodos que evitem a gravidez.

Métodos de barreiras
São métodos onde se cria literalmente uma barreira física para a fertilização.

Os métodos de barreira impõem um obstáculo físico para dificultar ou impedir os espermatozóides em direção a fertilização. São de denominados métodos de barreira aqueles que evitam a gravidez .São métodos que colocam obstaculos mecânicos ou químicos a introdução dos espermatozóides no canal serviçal.Atualmente com a crescente incidência de doenças sexualmente transmissíveis ou DSTs ,em particular a AIDS ,houve uma valorização do uso dos métodos de barreiras.Eles são poucos conhecidos em nosso meio, devido a influencias sócios-culturais.

- Diafragma
O diafragma, um método anticoncepcional de barreira, é uma cúpula rasa feita de silicone (ou látex), com bordas firmes e flexíveis. Cobrindo o colo do útero, impede a passagem dos espermatozoides, evitando a fecundação. Após ocorrer a relação, a mulher deve esperar de 6 a 24 horas para retirar o diafragma

Além de prevenir contra a gravidez, não tem efeitos hormonais, seu uso pode ser interrompido a qualquer momento, é relativamente fácil de ser usado, pode ser colocado em até seis horas antes da relação sexual, não é sentido pelo parceiro, e pode durar por até dois anos.

Alguns estudos preliminares afirmam que o diafragma pode diminuir a manifestação de doenças como a gonorreia, doença inflamatória pélvica aguda e câncer de colo de útero, este por evitar uma possível passagem do HPV para esta região. Porém, como a vulva e a parede vaginal não são protegidas, a camisinha se mostra, ainda, o único método anticoncepcional com alta eficácia de prevenção contra DSTs. E também a o risco de aumento do risco de infecção

Largamente utilizado antes do advento das

Relacionados