ghjgfhjd

900 palavras 4 páginas
slide 2: falar o nome do artigo que foi escolhido slide 3: introdução O iodo é um oligoelemento essencial para o funcionamento da glândula tireóide. A dieta alimentar representa sua fonte exclusiva para o organismo humano. É encontrado principalmente em peixes, mariscos, frutos do mar, ovos, leite e derivados, entre outros. O sal comum de cozinha é importante fonte nutricional de iodo.
A concentração de iodo no sal de cozinha no Brasil tem sofrido alterações ao longo dos anos. De 1998 a 2003 essa adição foi de 40 a 100 mg de iodo/kg de sal. Entre 2003 até recentemente a ANVISA considerou próprio para o consumo o sal com teor de 20 a 60 mg por kg do produto. Então foi alterado a concentração para 15 a 45 mg de iodo/kg no sal de cozinha.
O excesso do iodo é considerado fator de risco para o aparecimento de alterações funcionais da tireóide como Hipertireoidismos e Tireóide Autoimune de Hashimoto. Variações nutricionais de iodo tem sido relacionadas também com a ocorrência de neoplasias malignas de tireóide.
Segundo a OMS, a ingestão adequada de iodo devem ser eliminados diariamente entre 100 e 290 ug/L de urina.
O objetivo desse estudo foi determinar a concentração de iodo na população estudada e investigar a correlação entre a concentração de iodo em amostras de urinas com alterações nos tireóides de cadáveres de morte recente de até 24 horas slide 4-8: o que e tireoidite
- A tireoide é uma glândula em formato de borboleta, localizada na base do pescoço, à frente da traqueia e logo abaixo da cartilagem tireoide (mais conhecida como pomo-de-adão). A glândula tireoide produz dois hormônios chamados triiodotironina e tiroxina, mais conhecidos como T3 e T4, respectivamente. Esses hormônios são os responsáveis pelo metabolismo do corpo, ou seja, o modo como o organismo armazena e gasta energia. causas - As principais causas de hipotireoidismo e hipertireoidismo são as doenças autoimunes.
Tanto na tireoidite de Hashimoto quanto na doença de Graves, o

Relacionados