ghhghg

1975 palavras 8 páginas
Bósnia e Herzegovina

Bósnia-Herzegovina (ou de forma abreviada Bósnia;2 3 em servo-croata Bosna i Hercegovina ou Босна и Херцеговина) é uma república federal dos Balcãs, resultante da dissolução da Jugoslávia, limitada a norte e oeste pelaCroácia, a leste e a sul pela Sérvia, e a sul pelo Montenegro, dispondo ainda de uma minúscula extensão de litoral, nomar Adriático. Sua capital é a cidade de Sarajevo. É composta por duas entidades politicamente autónomas, a Federação da Bósnia e Herzegovina (federação croato-bosníaca) e a República Sérvia (também conhecida como República Srpska, que não deve ser confundida com a Sérvia propriamente dita).
A república independente está dividida em duas regiões geográficas: Bósnia, na parte setentrional, uma região demontanha que encontra-se sob a cobertura das densas florestas; Herzegovina, na parte meridional, compõe-se, em sua maioria, de montes rochosos onde a atividade econômica praticada é a agricultura. Antes da guerra civil, mais de um quinto da população que habitava a Bósnia-Herzegovina se compunha de fazendeiros responsáveis pelo cultivo de frutas cítricas e legumes. A república independente possuía grandes reservas minerais onde eram extraídos bauxita, cobre,ferro, aço, linhito, madeira e zinco. As indústrias de maior importância foram que fabricavam ferro, aço, couro, alimentos etêxteis, sendo destruídas mais tarde em virtude dos conflitos da guerra civil.
Os principais grupos étnicos que habitam a Bósnia Herzegovina são majoritariamente bósnios, sérvios e croatas. A maioria dos habitantes que vivem no país são falantes do servo-croata e adotantes do alfabeto cirílico. Metade da população segue o cristianismo (35 por cento segue a Igreja Ortodoxa Sérvia e 15 por cento segue o catolicismo) e 46 por cento é muçulmana.
Há 2 000 anos, as tribos ilíricas foram os primeiros habitantes da atual Bósnia-Herzegovina. Depois do ano 100, diversos povos passaram a dominar a região; governantes do Império Bizantino, do Reino

Relacionados