ghghbv

978 palavras 4 páginas
CONCEITOS INTRODUTÓRIOS
Alternativas: vários cursos, várias opções que uma ação, um projeto pode tomar/colocar em prática para alcançar objetivos (benefícios). Como o alcance dos objetivos (metas, ações, planos) envolve investimentos, a empresa é considerada como uma entidade orientada para a ACUMULAÇÃO DE CAPITAL  OBJETIVO DE
VALORIZAÇÃO (medida pelos ganhos, pela eficiência técnica/ financeira/econômica).
Benefícios tangíveis: aqueles que podem ser expressos em valores econômicos com relativa facilidade (todas as variáveis envolvidas são determinadas facilmente). Estamos falando de análise de viabilidade econômica. A técnica já se sabe que é viável, nesta etapa de avaliação.
Benefícios intangíveis: aqueles que não podem ser expressos em termos econômicos com relativa facilidade (variáveis que envolvem apreciações subjetivas – interesses sociais, políticos, de segurança, como por exemplo, unir 2 cidades por uma estrada, o que traz inúmeros benefícios tangíveis, e intangíveis também). Por isso temos diferentes óticas de análise de viabilidade de projetos (governo, empresa, banqueiro etc).
Estudo de viabilidade: de um empreendimento/projeto/tecnologia/produto: exame do projeto a ser executado, analisando seus aspectos técnicos, financeiros, comerciais, administrativos, jurídicos, econômicos.
Projeto: será tratado posteriormente, no contexto do planejamento.
Valor econômico: é a determinação por competência e uso de bens e produtos. Leva em conta o período de uso, mesmo que a compra ou pagamento ocorram em momentos diferentes do uso. Valores do processo produtivo.
Valor financeiro: é claramente dinheiro. É o fluxo de caixa, que determina ao longo do tempo todas as entradas e saídas, demonstrando a situação atual e histórica da empresa, do projeto, do investimento.
Estudo de viabilidade econômica: é uma ferramenta essencial para apoiar as decisões de investimento, de implantação, de execução de um projeto, programa, produto,
tecnologia.

Relacionados