ghfyjhtj

555 palavras 3 páginas
yjutitjityujtyjit67it7iuuuuuytujtyyutyutruyyuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu- uuuuuuuuuurujfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyf- yfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyf- yfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyf- yfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyfyjgjhjhfffffffffffffffffffffffffff- ffffffffffffffffffffffffffffffffjyhyhyhyhyhyhyhyhyhyhyhyhyhy- hyhyhyhyhjfgggggggggggggggggggggyjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj- jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjtrrrrr- rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrespecíficas e são divididos em:
• Tecidos de revestimento: são responsáveis, principalmente pela proteção do vegetal. Nesse grupo há a epiderme, formada por células vivas, achatadas, justapostas, que reveste externamente os órgãos da planta, e além da função de proteção, é responsável pela absorção de água e sais minerais, excreção, secreção e trocas gasosas. O súber ou cortiça é, também, um tecido de revestimento, composto de células mortas, infladas e que apresentam paredes celulares dotadas de suberina (substância graxa) e é produzido pelo felogênio.
• Tecidos de preenchimento, ou parênquimas: são formados por células vivas, volumosas, com vacúolos grandes e parece celular pouco espessa. É dividido em parênquimas clorofilados, que possuem células ricas emcloroplastos; parênquimas de reserva, formado por células de armazenamento de vários tipos de substâncias; parênquima de preenchimento, que preenche certas regiões do caule e da raiz; parênquima aquífero, que armazenam água; parênquimas amilíferos, que armazenam amido e parênquima aerífero, que armazenam ar.
• Tecidos de sustentação: divididos em colênquima e esclerênquima. O colênquima é composto de células vivas, com cloroplastos e ocorre em caules verdes e na pecíolo das folhas. A esclerênquima é formada por células mortas ricas em lignina (substância às vezes presente na parede celular vegetal, que confere dureza e resistência a ela).
• Tecidos de condução

Relacionados