ghfhf

2675 palavras 11 páginas
1. Introdução
Os 5S procuram difundir para toda a empresa, a idéia de que a melhoria de pequenas coisas, praticadas de forma persistente e honesta, atinge resultados extraordinários.
Esta ferramenta em questão tem como vantagem, a sua simplicidade de implementação. Em decorrência deste fato pode ser aplicado com facilidade em qualquer nível hierárquico. Mais especificamente, no Brasil, onde as diferenças culturais e educacionais são gritantes, os 5S vêm sendo aplicado com muito sucesso.
2. Definindo os 5S
O nome deste programa vem de palavras japonesas iniciadas com a letra S: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke. Traduzi-las para uma única palavra, em português, é uma tarefa bastante difícil porque o idioma japonês se expressa através de idéias e conceitos generalizados. Várias sugestões foram feitas e diversas palavras são utilizadas para representar cada S. No entanto, alcançou-se um denominador comum, abaixo relacionado:
· para seiri foi escolhida a palavra UTILIZAÇÃO (também foram sugeridas arrumação, seleção, lógica e prática);
· para seiton, ORDENAÇÃO (outras palavras votadas: sistematização, organização e classificação);
· para seisou, LIMPEZA (foi cogitada a palavra zelo);
· para seiketsu, ASSEIO (outras opções levantadas: higiene, saúde, pureza e integridade);
· para shitsuke, AUTODISCIPLINA (foram votadas também: harmonia, disciplina, comprometimento e educação).
Decidiu-se também pela colocação da expressão “SENSO DE” na frente das cinco palavras escolhidas. Pode parecer que a intenção foi a de procurar manter a marca consagrada do nome do programa, ao optar-se por uma expressão iniciada com S na tradução para o português. Mas, na verdade, SENSO traduz com perfeição as idéias de atitude e de pré-disposição para gerar oscomportamentos de utilização, ordenação, limpeza, asseio e autodisciplina.
Um aspecto muito importante, que deve ser referenciado, é o fato de que os 5S deveriam estar presentes

Relacionados

  • Ghfhf
    789 palavras | 4 páginas