ghfghfg

636 palavras 3 páginas
imaginem seis mil anos se passarem e uma árvore continuar de pé, forte, com milhares de litros de água armazenados e uma sombra de dar inveja. Não é para qualquer um, mas é para o Baobá, árvore de grande porte (proveniente das savanas africanas) que pode chegar a aproximadamente 40 metros de altura e cerca de 10 metros de diâmetro. Com um tronco tão grande, é possível morar, jantar e brindar ali dentro.
O baobá personifica o espírito africano. É considerada a árvore da vida, com uma importância única para tribos inteiras. Diante delas, nativos se reuniam porque acreditavam que o espírito do Baobá os ajudaria a tomar decisões importantes. Ela também é considerada uma fonte de fertilidade e a solução medicinal para muitos males. Há uma lenda no Senegal que diz que se um morto for sepultado dentro de um baobá, sua alma irá viver enquanto a planta existir! Lembrando que o baobá vive muito... “Seis mil anos é demais, mas com certeza, mil anos eles vivem. É um dos seres vivos mais velhos do mundo junto com a Sequóia (conífera originária da Califórnia-EUA, que chega a medir 12 metros de diâmetro, 150 metros de altura e viver mais de quatro mil anos)”, conta o botânico Massimo Bovini, em entrevista aoPor dentro da África do Sul. Uma das particularidades do baobá, segundo ele, é o fato de as flores serem polinizadas por morcegos, consumidores vorazes de néctar, e florescerem durante uma única noite! “Elas têm bastante néctar e seus frutos, na época de escassez de comida, servem de alimentação, além de haver indícios para a cura da malaria”.
O baobá parece realmente poderoso! Ele foi muito divulgado durante o século XX, através da obra O Pequeno Príncipe (de Antoine de Saint – Exupéry), mas antes que nós decidíssemos contar o tempo, ele já crescia e se tornava um símbolo sagrado para muitos povos africanos. Ele faz parte da família das Malváceas, especialidade de Massimo, que trabalha no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, área que guarda um dos cinco exemplares da

Relacionados

  • Tempo e Homem
    292 palavras | 2 páginas