ghdfbcf

1026 palavras 5 páginas
Clonagem
Desde há muito tempo que se têm criado um cenário futurista acerca da clonagem humana. Mas desde que que foi criado o primeiro clone, que é muito conhecido que é o caso da Dolly se têm posto em causa alguma desconfiança acerca desta clonagem.
Este caso da Dolly, abriu as portas para a clonagem de seres humanos com fins reprodutivos. Assim esta possibilidade faz com que algumas pessoas pensem que esta hipótese de reprodução não esteja certa e é algo preocupante, porque pensam que em termos de ética não esteja correta enquanto outras pessoas pensem que é só mais um avanço da tecnologia e mais uma maneira de reproduzir humanos.
Existem vários tipos de clonagem: clonagem reprodutiva, humana e terapêutica. Mais á frente vamos resumir cada uma delas.
A reprodução humana
Na espécie humana, a reprodução é sexuada. Assim temos descendentes com grande variedade de características e favorecimento da evolução para novas formas.
Todos os seres vivos contêm ADN mas cada um têm o seu próprio o que vai dar as características a esse ser vivo. No nosso caso (humanos) contemos nele um conjunto de 46 cromossomas, mas nos espermatozoides e nos óvulos (células sexuais) contemos apenas 23.
Para haver reprodução humana é necessário que haja fecundação entre um espermatozoide e um óvulo. Desta fecundação vai resultar um zigoto, que é a nossa 1º célula. Uma vez gerado, o zigoto começa- se a multiplicar, produzindo células idênticas. Assim as células começam a formar diferentes tipos de órgãos: músculo, ossos, intestino, etc. Quando o organismo estiver completo, e desenvolvido ocorre o seu nascimento. Como nesta reprodução há uma grande mistura de genes, os indivíduos que nascem são diferentes dos seus progenitores.
Por vezes, nascem gémeos que são geneticamente iguais. Este fenómeno acontece porque houve a união de um só óvulo e de um só espermatozoide.
A clonagem …
A clonagem é a produção de um ou mais indivíduos geneticamente idênticos ao progenitor. Assim cada um

Relacionados