Ggmorais

371 palavras 2 páginas
ILHA DAS FLORES

O filme retrata a desigualdade social, onde as condições que agravam a situação é a classe social baixa.
O protagonista da história é um tomate podre. A princípio, conhecemos onde ele nasceu e como chegou à casa de uma consumidora, sempre dando prioridade espontânea e divertida aos processos, tanto sociais como econômicos, que transportaram este tomate. Logo em seguida, aparece o primeiro problema: o problema ambiental que o lixo causa.
A Ilha das Flores, que é o lugar para onde vai o tomate podre que aquela consumidora julgou não servir para sua alimentação. Ao chegar neste local, que é um grande depósito de lixo, o tomate é novamente selecionado, agora para servir de alimento para os porcos. O tomate também não passa por este teste e é aí que observamos o verdadeiro sentido do documentário.
Os moradores pobres da Ilha estão presos à miséria, brigando por restos de lixo que nem para os porcos podem ser aproveitados. Do outro lado do filme, vemos uma classe beneficiada pelos meios de produção, são aquelas pessoas que possuem o poder econômico, que por sua vez ganham em cima da classe baixa, explorando-os em serviço escravo.
Com essa desigualdade social, surgem as primeiras dificuldades, como: a falta de informação e educação, voltada sempre para a baixa sociedade. Fazendo com que a classe baixa viva de qualquer maneira, tendo a falta de moradia, saneamento básico, um acompanhamento médico adequado.
Para tentar melhorar esta situação, teria que ter um investimento principal na educação, pra poder conscientiza-los de que ser pobre não é sinal de ser “ignorante”, já que a Ilha das flores nome dado também ao lixão, se trata de lixo, eles poderiam criar várias formas de sustentabilidade, com a reciclagem principalmente.
Projetos de saneamento básico, que é considerado um importante fator de desenvolvimento socioeconômico, melhorando assim sua qualidade de viva.
Dessa forma, a Ilha se tornaria limpa sem tantos problemas de saúde na sociedade.

Relacionados