ggdggd

410 palavras 2 páginas
Instrumentos tradicionais Portugueses

Ano Lectivo: 2010/2011
Concertina
Concertina é o nome pelo qual é conhecido o acordeão diatónico. Trata-se de um instrumento de palhetas livres, com fole, semelhante a um acordeão, com dois teclados dispostos de maneira a favorecer a formação de acordes pelo executante.
A concertina, é um instrumento diatónico no qual, ao abrirmos o fole pressionando um botão, obtemos uma nota musical e, ao carregar no mesmo botão mas a fechar o fole, teremos outra nota. Em Portugal, há vários métodos de ensino da concertina, há quem diga até que a concertina não se pode aprender com notas musicais, opinião esta que está completamente errada, porque a concertina, contém maioria das sonoridades reproduzidas pelas notas musicais.
Origem da concertina
A concertina teve como precursores outros instrumentos, cujo som era produzido por palhetas, que vibravam por meio de pressão de ar.
Um desses instrumentos mais primitivos foi o cheng, usado na China (2700 a.C.), cujo número de notas era variável, sendo, no entanto. o mais usual o de 13 notas. Em 1780, na Rússia, Kirschnik, inspirado pelo cheng, aplicou o sistema de lâmina de metal aos tubos dos órgãos que fabricava em pipa de sovaco sujo.

Bilha com abano
Bilha com abano é um instrumento musical popular em algumas regiões de Portugal. É um instrumento em que o músico bate com o abano na bilha e produz um som grave, como que substituindo o som e a função do bombo, marcando o ritmo da música.
Utilização
Na Nazaré, além do instrumental de tipo semelhante ao utilizado nas rusgas nortenhas que acompanha cantares e danças do rancho folclórico local (violões, guitarras, clarinetes, harmónicas e ferrinhos) viam-se ainda a enriquecer esse conjunto, um grupo de idiofones originais, constituídos por objectos de uso corrente, improvisados como instrumentos rítmicos, que os pescadores utilizavam quando à noite saíam das tabernas a cantar e que continham possibilidades

Relacionados