Gfxhgxf

363 palavras 2 páginas
RESUMO : ESTRATÉGIA EMPRESARIAL - PROF DIRCEU – 2S2012

1. CONCEITOS DEFINIÇÕES - ESTRATÉGIA

-------------------------------------------------
ESTRATÉGIA é a ação ou o caminho mais adequado (inclusive alternativo) a ser executado para alcançar os objetivos estabelecidos.

DICA: A INTENSA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM NEGÓCIOS

A TI pode ser usada para implementar estratégias competitivas (liderança em custo, diferenciação e inovação) para enfrentar as cinco forças competitivas (fornecedor, cliente, concorrente, novos ingressantes e substituto) que se encontram no mercado.

Exemplo: O comércio eletrônico (é uma estratégia competitiva de diferenciação e inovação) é a compra e venda, marketing e assistência a produtos, serviços e informações que é REALIZADO em uma multiplicidade de redes de computadores. Um empreendimento interconectado utiliza Internet, intranets, extranets e outras redes para apoiar cada etapa do processo comercial.

a. ADMINISTRAÇAO ESTRATÉGICA

Formula e implementa a estratégia empresarial, como um conjunto de decisões unificado, compreensivo e integrado que visa assegurar o alcance dos objetivos da empresa.

* Noções de estratégia empresarial

A estratégia empresarial é principal passo para a empresa atingir capacidade de manobra para enfrentar as mudanças constantes do ambiente empresarial.

Estratégia surgiu da atividade militar. Em termos empresariais – estratégia pode ser definida como a “mobilização de todos os recursos da empresa em âmbito global, visando atingir objetivos de longo prazo. A tática é um esquema específico de emprego de alguns recursos a partir de uma estratégia geral.

No plano militar, tática é a mobilização da tropa dentro de uma estratégia mais ampla!

No plano gerencial, o orçamento anual ou plano anual de investimentos é um plano tático dentro de uma estratégia mais ampla.

Assim, estratégia é um conjunto de objetivos e políticas principais capazes de guiar e orientar

Relacionados