gfhghghgh

668 palavras 3 páginas
Introdução e Objetivo

A lei de Hooke descreve a força restauradora que existe em diversos sistemas quando comprimidos ou distendidos. A aplicação de tal conhecimento está diretamente ligada em quase todos os cursos de Engenharia com destaque para a Civil e Mecânica. Além de uma comprovada eficácia para a construção de molas, esse conhecimento é também muito utilizado para a construção do dinamômetro, balanças, suspensões de carro, etc.
O experimento tem por objetivo determinar através da lei de Hooke as constantes elásticas da mola e a sua deformação em cada tipo de arranjo montado (Paralelo e Série).
Os valores experimentais das constantes elásticas foram obtidos através dos coeficientes angulares das retas dos gráficos montados, conforme orienta a apostila. Assim fez-se o uso das seguintes fórmulas:
Kmin = ∆Pmin Kmáx = ∆Pmáx ∆xmin ∆xmáx

Kexp = kmáx + k min δKexp = kmáx + k min 2 2
Já as constantes teóricas serão obtidas pelas expressões abaixo:
Expressão da constante elástica para o sistema em paralelo K = K1 + K2

Para o sistema em série: K = K1 K2 K1 + K2
*Uma constante com coeficiente elástico é dada no início do experimento:
K = 5,05 gf ± 0,02

Experimento
A montagem dos arranjos foram feitos conforme especifica a apostila, ou seja, posicionando o porta massor sob a mola e depois adicionando cilindros de metal e realizando as medições através de marcações feitas em uma fita colada ao suporte.Inicialmente, foram medidos as massas do porta massor e também dos cilindros de metal com o auxílio da balança e identificado com a incerteza da mesma. Em seguida, realizou-se a leitura e a marcação do comprimento da mola em seu estado natural,

Relacionados