gfhgd

752 palavras 4 páginas
"O que é que a baiana tem?" é uma canção composta por Dorival Caymmi em 1939 é uma das músicas mais conhecidas da carreira de Carmem Miranda, foi eternizada como um hino da Bahia quando a artista brasileira interpretou este samba no filme "Banana da Terra", de Wallace Downey.

Basicamente, a letra da canção fala sobre a tradicional vestimenta das mulheres negras e mestiças da Bahia, conhecida como "baiana", que é composta de saia comprida muito rodada, brincos e balangandãs. Esta vestimenta inspirou os tão reconhecidos trajes de Miranda.1 A produtora dos filmes de Wallace Downey comprou os direitos da música a Dorival Caymmi, já que Ary Barroso, no auge de sua carreira, cobrou muito caro pelos direitos de “Tabuleiro da Baiana”.2 Caymmi ganhou fama e Carmem Miranda estourou mundialmente.

Índice [esconder]
1 Precedentes
1.1 Desempenho
2 Regravações
3 Referências
4 Ligações externas
Precedentes[editar | editar código-fonte]
Caymmi chegava ao Rio em abril de 1938, para tentar a sorte. Em junho fez uma apresentação na Rádio Tupi, com relativo efeito. Wallace Downey produzia, então, mais um filme musical, "Banana da Terra", no qual Carmen Miranda deveria cantar duas músicas de Ary Barroso: "Na Baixa do Sapateiro" e "Boneca de Piche". Ary, às vésperas da filmagem, com tudo preparado, pediu dez contos de réis de direitos autorais. Criado o problema e sem acordo de ambas as partes, era preciso providenciar 2 novas músicas, Almirante lembrou-se do baiano Caymmi, de uma sua composição já apresentada no rádio: "O Que É Que A Bahiana Tem", cujo tema era também a Bahia. Entretanto, a outra música, "Boneca de Piche", não teria uma substituição correlata. Em seu lugar, Carmen e Almirante cantaram "Pirolito", marcha de João de Barro, diretor do filme, e Alberto Ribeiro, e cantaram com a caracterização apropriada para "Boneca de Piche", isto é, pintados como negros.

Tempos heroicos do cinema brasileiro. Dinheiro curto e improvisação. As cenas eram filmadas uma só

Relacionados

  • PSICOLOGIA
    31393 palavras | 126 páginas
  • Gêneros Linguisticos
    75415 palavras | 302 páginas