gfggfgfgfg

705 palavras 3 páginas
Faculdade Ruy Barbosa
Curso: Psicologia
Disciplina: Desenvolvimento de Processos Psicológicos
Docente: Camila Bonfim
Discentes: Ina Bárbara, Flávia Barbosa e Ilana Bispo
Turno: Matutino Turma: MT1 Semestre: 2º

Caso João
João é uma criança com diagnóstico de deficiência mental, que iniciou seu tratamento de reabilitação cognitiva aos oito anos de idade. Inicialmente, passou por uma avaliação do seu desenvolvimento a qual constatou os seguintes aspectos: apresentava dificuldades em seguir instruções de um adulto; não conseguia manter-se focado em uma atividade; facilmente distraia-se frente a estímulos mais pregnantes; tinha ações impulsivas e desorganizadas. Observou-se que quando colocado em frente ao computador, não conseguia realizar o controle motor através do mouse e suas ações não tinham conexão com a instrução dada pelo jogo virtual. Apertava o mouse sem parar.
Conforme iniciou o trabalho de intervenção num grupo com outras crianças, João passou a se motivar mais para realizar as atividades solicitadas. A psicóloga que o atendia, mesmo observando sua dificuldade frente ao mouse, continuava a dar-lhe instruções de como realizar as tarefas. Explicava e descrevia tudo que iria acontecer na tela do computador enquanto ele não parava de clicar no mouse. Ela procurava sempre antecipar o que iria acontecer no jogo caso ele parasse de clicar ininterruptamente no mouse e observasse os fatos no jogo. Assim ele parou de clicar no mouse sem parar, conseguiu exercer um maior controle de suas ações. Começou a observar que diante de uma ação (clicar no mouse), tinha uma conseqüência no jogo. Posteriormente, passou a solicitar, inclusive, que a psicóloga o ajudasse a escrever uma carta no computador, pedindo para comprar brinquedos.
Por fim, observou-se um grande avanço em seu comportamento, ainda que ele continuasse a apresentar atrasos cognitivos em função da sua deficiência.

Sobre o caso acima, responda as seguintes questões:
1.

Relacionados

  • gfggfgfgfg
    591 palavras | 3 páginas