gfggf

618 palavras 3 páginas
Plano de carreira ou planejamento de carreira?
Você sabe qual a diferença entre os dois termos?
Marcia Mantovani, 11 de dezembro de 2013 inCompartilhar

Muitas pessoas costumam confundir plano de carreira com planejamento de carreira, esperando o respaldo da empresa em ambos os casos, fato que pode desencadear insatisfação e desmotivação entre os colaboradores.

“Planejamento de carreira é o estabelecimento do plano de desenvolvimento individual com os funcionários, [...] e da responsabilidade do indivíduo (PONTES, 2011, p. 338), ou seja, a pessoa descobre sua vocação, busca formação técnica e comportamental na área, efetua marketing pessoal para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, e contínua se atualizando na busca de crescimento profissional dentro da mesma empresa ou em outra.

“Plano de carreira é o instrumento que define as trajetórias de possibilidades de crescimento na empresa, [...] bem como a definição das políticas de crescimento, é da responsabilidade da empresa” (PONTES, 2011, p. 338), ou seja, a empresa precisa desenhar e divulgar a trajetória que o colaborador pode ter dentro da mesma, podendo ser baseada no cargo, competências ou habilidades. Neste caso a empresa ajuda os colaboradores através de subsídios para atualização profissional, acompanhando a evolução por meio de avaliação de desempenho periódica e reunião com o superior imediato para desenvolvimento do PDI (plano de desenvolvimento individual).

Resumindo, planejamento de carreira é responsabilidade da pessoa, e o plano de carreira é responsabilidade da empresa, se ambos fizerem sua parte conseguirão conquistar seus objetivos.

Fonte:

PONTES, Benedito Rodrigues. Administração de cargos e salários: carreira e remuneração. São Paulo: LTR, 2011.

Compartilhar: inCompartilhar Curta o Administradores.com no Facebook Acompanhe o Administradores no Twitter Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos

Relacionados

  • gfggf
    2945 palavras | 12 páginas
  • gfggf
    880 palavras | 4 páginas
  • boneco
    70524 palavras | 283 páginas