Gfgdfgdg

1506 palavras 7 páginas
rewwr rwerwrw rwerwer

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS – MATERIAL DE APOIO

Aluno:____________________________________RA________________

Profª Ms Marisa da Costa profmarisacosta@uninove.br Da disciplina de Leitura e Produção Textual: Explorar aspectos linguístico-gramático-discursivos, focando especificamente o uso da língua, as estratégias de leitura, a articulação dos parágrafos, o planejamento do texto, a argumentação e os aspectos de coerência e coesão em diferentes modalidades com temas referentes ao conteúdo dos módulos do curso de Administração de Recursos Humanos.

“NUNCA SE DEITE COM O MESMO VOCABULÁRIO DO DIA ANTERIOR: PROCURE ENRIQUECER O SEU MUNDO DE PALAVRAS A CADA DIA, A CADA MOMENTO”

LINGUAGEM, LÍNGUA, FALA

A comunicação ocorre por intermédio de algum tipo de linguagem que o indivíduo utiliza por meio de códigos verbais e/ou não-verbais.
A linguagem verbal tem, como unidade, a palavra. Organiza�se com base na linguagem articulada, formada pela língua.
A linguagem não verbal – muito anterior na história da humanidade à linguagem verbal – emprega outros tipos de unidades que não a palavra. Assim, as cores verde, vermelha e amarela em um semáforo, os símbolos de identificação de reserva de vagas a portadores de necessidades especiais, bem como o apito do guarda de trânsito, são apenas alguns exemplos de linguagem não- verbal.
A combinação de unidades das linguagens verbal e não-verbal constitui a linguagem mista, a exemplo das charges, dos cartuns, de algumas placas de trânsito, entre outros. (Superadas 1, p. 41)
O exemplo de linguagem mista apresentado mostra que a compreensão do cartum exige também a compreensão da relação do texto com a imagem.
Nesta apresentação, há uma crítica feita às mulheres que, cedendo aos apelos da publicidade para parecerem sempre jovens, submetem�se a procedimentos estéticos que, por vezes, acabam por transfigurar a expressão facial. A mensagem do cartum está, pois, na interação entre a

Relacionados