gfgd

1262 palavras 6 páginas
TRANSFORMADORES

1- INTRODUÇÃO

A primeira pessoa a escolher 60 Hz como freqüência para a rede foi o engenheiro sérvio naturalizado americano Nikola Tesla, na década de 80 do século XIX. Escolheu este valor após chegar à conclusão que era a menor freqüência para a qual a cintilação da luz, devido à variação da corrente alternada, não era visível. Além disso, esta freqüência não era demasiado elevada para produzir quedas de tensão significativas nas reatâncias.Uma outra limitação para a freqüência refere-se às perdas no material ferromagnético. As perdas por histerese e por correntes parasitas são diretamente proporcionais à freqüência. Um aumento da freqüência implica em aumento nas perdas em transformadores e outros equipamentos que utilizam materiais ferromagnéticos.

1.2 DEFINIÇÃO

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) define o transformador como: Um dispositivo que por meio da indução eletromagnética, transfere energia elétrica de um ou mais circuitos (primário) para outro ou outros circuitos (secundário), usando a mesma freqüência, mas, geralmente, com tensões e intensidades de correntes diferentes. Então, o transformador é um conversor de energia eletromagnética, cuja operação pode ser explicada em termos do comportamento de um circuito magnético excitado por uma corrente alternada. Embora não seja um componente de conversão de energia propriamente dito, ele é indispensável em muitos sistemas que realizam transformam um tipo de energia em outra.
O núcleo de material ferromagnético é composto por chapas finas cobertas por uma camada de óxido de modo a minimizar o efeito das correntes parasitas, responsáveis pelas perdas que aquecem o equipamento.

1.3 Princípio de funcionamento

Todo transformador é uma máquina elétrica cujo princípio de funcionamento está baseado nas Leis de Faraday e Lei de Lenz. É constituído de duas ou mais bobinas de múltiplas espiras

Relacionados

  • Gfgd
    1761 palavras | 8 páginas
  • gfgd
    834 palavras | 4 páginas
  • O segredo de luiza
    1395 palavras | 6 páginas
  • desafio profissiona[
    81546 palavras | 327 páginas