gffggfh

1782 palavras 8 páginas
O aparecimento das redes de comunicações no século passado veio revolucionar o nosso mundo. Com os primeiros telefones surgiu a necessidade de criar redes que os suportassem. Começaram a surgir as primeiras redes públicas de comunicação, que ao longo do tempo foram evoluindo, graças às tecnologias que entretanto foram surgindo.
Primeiramente, GSM, depois GPRS, 3G e por fim 4G e de futuro é bastante provável que continue ainda mais esta evolução.

GSM

GMS (Global System for Mobile). Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM: originalmente, Groupe Spécial Mobile) é uma tecnologia móvel e o padrão mais popular para telemóveis do mundo.
Em 1982 foi criado na Europa o GSM (Groupe Special Mobile). O objectivo era criar a “Rede Digital Celular Pan-Europeia” que definisse um interface comum entre todas as redes móveis existentes permitindo a movimentação dos utilizadores entre os diversos sistemas. Mais tarde GSM passou a querer dizer “Global System for Mobile Communications”.
O GSM é uma rede celular, estando como o nome indica, dividida em várias células.
Sendo uma rede móvel permite aos seus utilizadores a mobilidade entre células sem afectar a conexão.
Do ponto de vista do consumidor, a vantagem-chave do GSM são os serviços novos com baixos custos. Por exemplo, a troca de mensagens de texto foi originalmente desenvolvida para o GSM. A vantagem para as operadoras tem sido o baixo custo de infra-estrutura causada por competição aberta. A principal desvantagem é que o sistema GSM é baseado na rede TDMA, que é considerada menos avançada que a concorrente CDMA.

GPRS

GPRS é a sigla de General Packet Radio Services, ou Serviços Gerais de Pacote por Rádio. GPRS é uma tecnologia que tem o objetivo de aumentar as taxas de transferência de dados entre telemóveis, facilitando a comunicação e o acesso a redes.
O GPRS permite uma taxa de transferência mais do que dez vezes superior do que as das tecnologias anteriores, e esse serviço está sempre

Relacionados