gfdgxdfgdf

Páginas: 11 (2700 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
8ª série A e B
Este é um conjunto de materiais para auxiliar você a estudar. O conteúdo de ciências está descrito em textos. A explicação do professor, na sala de aula, ajuda a entender o processo. Portanto você tem que fazer três coisas:
1. ler o material em casa durante o período de aulas e anotar suas duvidas para esclarecê-las em sala.
2. prestar atenção nas explicações dadas em sala comsilencio e concentração na explicação.
3. fazer as tarefas pedidas e a devida correção feita em sala.
Bons estudos

O QUE SE ESPERA DO ALUNO:
Que ele valorize o sexo seguro e a gravidez planejada, reconhecendo a utilização de métodos anticoncepcionais: ação no organismo e efeitos colaterais.




CONTEÚDO PARA ESTE ITEM
TEXTOS
São Paulo, domingo, 24 de julho de 2011 - FOLHA DESÃO PAULO
Obras do Rodoanel deixam "órfãos" na região do ABC
Dezenas engravidaram e foram abandonadas com filhos por trabalhadores da via
São Bernardo do Campo teve aumento de 31% de gestantes, em 2008; prefeitura diz que não há relação nos casos
REPORTAGEM DE CRISTINA MORENO DE CASTRO e ADRIANO BRITO
Edicleide, 39, conheceu "Ceará", 48, em 2009, num forró. Ele, operário do trecho sul doRodoanel. Ela, moradora do Jardim Represa, bairro de São Bernardo do Campo, vizinho à obra inaugurada em março de 2010.
Namoraram, juntaram, ela engravidou, ele ficou com outra (que também engravidou), brigaram, ele sumiu.
O filho foi registrado, mas nunca recebeu um centavo de pensão. O paradeiro de "Ceará" é desconhecido.
Hoje, ela vive em uma casa de dois cômodos com o auxílio do Bolsa Família-pago pelo governo federal- e a pensão de outras duas filhas.
A história de Edicleide Maria dos Santos é apenas um dos relatos de gravidez e abandono ouvidos pela Folha em seis bairros carentes da cidade, vizinhos às obras iniciadas em 2007.
Líderes comunitários, moradores, funcionários da prefeitura e conselheiros tutelares afirmam que "dezenas de mulheres" -muitas delas, adolescentes-engravidaram durante os três anos em que cerca de 4.000 operários permaneceram no local (em todo o trecho sul, foram 11 mil empregados diretos).
"Foram muitas crianças órfãs, porque o pai sumiu e retornou para seus familiares", diz Evaldo Carvalho, 43, líder comunitário do Parque Los Angeles.

"PAI DE ONZE"
O município não tem o levantamento dos casos. Porém, em 2008, com os alojamentos já apinhados deoperários, houve aumento de 31% no total de grávidas na cidade -e de 61% de gestantes com menos de 20 anos.
Em quatro das cinco unidades de saúde que atendem bairros do entorno da obra, houve aumentos de 40% a 82% -e de 73% a 91% no caso de gestantes adolescentes.
A prefeitura ressalta que, como houve aumento também em regiões distantes da obra, "não é possível concluir categoricamente que houveaumento significativo dessas ocorrências por causa dos relacionamentos fortuitos de operários do Rodoanel com as mulheres da região".
Nos cinco dias em que percorreu a região, a Folha conversou com seis mães, além de parentes e vizinhos de outras nove -total de 15 casos.
Um conselheiro tutelar que pede para não ser identificado confirma que foram "dezenas" -fora os casos que não chegaram aoconselho e os das maiores de idade.
No setor da conselheira Érica Santana, foram cinco adolescentes, entre 15 e 17 anos -além de denúncias de que um operário engravidou 11 meninas no bairro Areião.

AMPLIAR A PARTIR DOS SITES ABAIXO
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/gravidez/
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=360http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/gravidez+e+sexualidade/viveragravidezemsaude.htm


conteúdo dois
Viver a gravidez em saúde

Se está grávida, saiba como deve viver os meses que antecedem o momento do parto.
Para que servem as consultas durante a gravidez?
As consultas durante a gravidez são necessárias para verificar se tudo está a correr bem consigo e se o bebê está a desenvolver-se normalmente.
Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!