gfdgdfsgf

1612 palavras 7 páginas
VIDA ÚTIL DE PILHAS ZINCO-MANGANÊS E ALCALINAS

Gláucio Porcides Czekailo, Tiago Henrique Faxina

Disciplina: Metrologia Elétrica – EL64G – Prof. Vicente Machado Neto
Departamento Acadêmico de Eletrônica – DAELN - Campus Curitiba
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Avenida Sete de Setembro, 3165 - Curitiba/PR, Brasil - CEP 80230-901

glaucio.pcz@gmail.com, tiago_h_faxina@hotmail.com

RESUMO
O objetivo deste trabalho é mostrar ferramentas da Matemática e da Estatística que analisam os valores de resistores. Com o auxilio da média, medida de dispersão e intervalo de confiança, foi mostrada a tolerância dimensional para analisar resistores. Com isso, chega-se a importância da Matemática e principalmente da Estatística na Metrologia. Ademais, pretende-se se a ponte de Wheatstone é confiável ou não.
Palavras-chave: Estatística, Resistor, Confiança, Metrologia.
1- INTRODUÇÃO A metrologia é a ciência das medições e suas aplicações na sociedade. Além de padronizar pesos e medidas, a metrologia também encontra larga aplicação em diversos processos de produção, da qual visa garantir a qualidade de produtos e serviços. Ao fabricar uma peça, nem sempre é possível reproduzir com dimensões exatas exigidas ou sem nenhuma liberdade para mais ou para menos. Entretanto, para isso, durante o processo de fabricação, normalmente é permitida uma diferença para cima ou para baixo nas suas dimensões. O objetivo desse trabalho é mostrar a tolerância dimensional aplicando métodos estatísticos para analisar resistores. Além disso, também vai ser mostrada a relação entre a estatística e a metrologia para procedimentos experimentais com auxilio de resistores, considerando um intervalo de 95% de confiança.

2- METODOS ESTATISTICOS APLICADOS NA METROLOGIA A estatística é uma ciência que utiliza teorias probabilísticas para explicação de eventos, estudos e experimentos. Além disso, ela tem por objetivo obter, organizar e analisar dados, determinar as

Relacionados