Geusiani Pereira E Isabela Lopes

12810 palavras 52 páginas
Espaço público de lazer no ambiente urbano: ampliação das possibilidades de convivência, socialização e mudança de cenários violentos*.

Geusiani Pereira Silva 1 Isabela Veloso Lopes Versiani 2

Resumo: Tem-se evidenciado, na contemporaneidade, que o agravamento de complexos problemas e fenômenos sociais tem contribuído para a deterioração da qualidade de vida urbana. Nesse cenário, que põe em voga a possibilidade de construir valores de vida e de resgatar a dignidade humana, a carência, fragilidade e/ou inexistência de espaços públicos de lazer inviabiliza o acesso de toda a população, especialmente daquela com precárias condições socioeconômicas, tidas comumente como em situação de risco e vulnerabilidade social, às condições necessárias para se viver bem. Em observância a essas questões e apontamentos é que esse artigo objetiva realizar uma análise teórico-empírica sobre as finalidades e utilização dos espaços públicos de lazer, num cenário que evidencia poucos investimentos para criação, ampliação e revitalização desses equipamentos e espaços públicos, que são oportunos para fortalecer laços de solidariedade, convivência e socialização entre os indivíduos. Acredita-se ainda que, ao potencializar a articulação e interação entre o lazer e os demais direitos sociais que podem atender às diversas necessidades humanas, vislumbram-se propostas, estratégias e experiências inusitadas que apontam para a utilização qualificada desses espaços urbanos e para a mudança de contextos e cenários até então considerados como violentos. Sinaliza-se, então, uma importante e consistente relação entre o lazer, as condições de vida das pessoas e as possibilidades de redução da violência.

Palavras - Chave: espaço público de lazer; valores; qualidade de vida urbana; violências.

Introdução

Nas recentes abordagens sobre bem-estar tem-se fomentado a importância de um completo bem-estar físico, mental e social do ser humano, viabilizado e garantido por meio de políticas

Relacionados

  • Idhm
    147299 palavras | 590 páginas