Geuixas

706 palavras 3 páginas
O que é uma gueixa?

Uma gueixa é uma mulher treinada nas artes da música, da dança e do entretenimento. Gueixa em japonês (Geisha) significa "pessoa que vive das artes". Ela passa anos aprendendo a tocar diversos instrumentos musicais, dançar e ser a anfitriã perfeita e confidente de seus hóspedes.
Gueixas são um deleite para os olhos, como uma obra de arte viva.
Muitos ocidentais confundem gueixas com prostitutas de luxo. Quem entende a complexidade da cultura japonesa explica que uma gueixa não é uma prostituta. Embora muito tempo a atividade de uma gueixa confundiu-se com prostituição, a partir do sec. XVIII, o governo japonês adotou medidas que oficializaram e regulamentaram a prostituição acabou se distinguindo as prostitutas das gueixas.
No ocidente, considera-se prostituta a mulher que mantém relações sexuais mediante o pagamento. Basta realizar essa pratica apenas uma vez, que ela acaba sendo considerada uma prostituta. No Japão, é necessário saber que a mulher vive disso para ser considerada uma prostituta, é preciso que ela faça das suas relações sexuais sua principal fonte de renda.
No início, as gueixas eram homens e eles trabalhavam com entretenimento por todo o Japão. As restrições sociais determinavam que as mulheres não pudessem oferecer diversão em uma festa. Esses homens cuidavam das conversas, faziam performances artísticas e faziam elogios a convidados, nobres e outros membros da aristocracia.
Por volta do século XVIII, surgiram as primeiras gueixas femininas. Há muitas histórias sobre as origens dessas mulheres.
O governo japonês criou estatutos para diferenciar prostitutas das gueixas. As prostitutas passaram a ser obrigadas a morar em bordeis, e onde havia uma hierarquia interna. Existia um registro de prostitutas. A gueixa ficou conhecida então como praticante de uma profissão distinta da prostituição, e foi criado em 1779 um cartório, chamado kenban, especifico para registrar as gueixas e fiscalizar o cumprimento das regras

Relacionados