getao

Páginas: 12 (2751 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2014
GENERAL MOTORS DO BRASIL E SUA REDE DE SUPRIMENTOS DE PEÇAS SOBRESSALENTES
Na rede da GM Brasil, há 472 concessionárias autorizadas, 10 distribuidores autorizados e 9 oficinas autorizadas, somando 491 pontos-de-venda (PDV). A GM mantém 650 funcionários, 2 centros de distribuição (um em Sorocaba e um contíguo à unidade produtiva nas cercanias de Mogi das Cruzes, todos no Estado de São Paulo)alocados à sua operação de peças para pós-venda no Brasil. Lida com cerca de 75.000 itens, sendo 700 de alto giro. Vinte plataformas de veículos são suportadas por essa operação.
A relação entre a GM e suas concessionárias sempre foi de certa forma marcada pela independência. Similarmente à maioria das redes de suprimento, os vários “nós” sempre foram gerenciados de forma autônoma, levando a umarelação que não poderia ser caracterizada como particularmente cooperativa e a independência dos modelos gerenciais levou a efeitos indesejáveis, como o chamado “efeito chicote”, de acordo com o qual pequenas variações de demanda a jusante da rede causam variações crescentes nas demandas sentidas por elos mais a montante da rede. Considerando que a GM possui uma rede de suprimentos em que pequenaslojas de peças (PDV) são abastecidas por grandes distribuidoras, mesmo se a demanda a jusante, dada pela taxa segundo a qual o cliente final compra do PDV, é razoavelmente estável, por item, a demanda percebida pelo centro de distribuição é dependente dos sistemas de gestão e políticas de estoques dos PDV´s. Considerando cada um dos itens, se políticas de ponto de reposição (também chamados de pontode pedido) são utilizadas, os sistemas das concessionárias usarão alguma lógica de dimensionamento econômico de lotes para se beneficiarem de economias de escala nos custos logísticos entre eles e o centro de distribuição. Isso significa que os sistemas de reposição esperarão até que os pontos de reposição sejam atingidos para então liberarem pedidos de compra (pedidos de ressuprimento, dotamanho dos lotes econômicos). Isso significa que a demanda “bem comportada” do cliente final torna-se, na camada de fornecedores a montante, uma demanda aos saltos em que demanda zero é percebida entre ressuprimentos e um “salto” é percebido no ressuprimento. Agora pense em torno de 483 pontos-de-venda com seus sistemas de gestão de estoques liberando pedidos em momentos independentemente definidos, dequantidades independentemente definidas, e notará, sem dificuldades, que a demanda percebida pelo centro de distribuição tornar-se-á oscilante de forma quase aleatória. Agora considere que o centro de distribuição também tem suas políticas e sistemas de estoque definidos independentemente e verá o efeito chicote sendo repassado com a intensidade amplificada para os fornecedores, fornecedores dosfornecedores e assim por diante. Porque o efeito amplificado é percebido como aleatório, o que normalmente acontece é que os nós da rede aumentam seus estoques de segurança para fazer frente a essa aleatoriedade.
Isso tudo causava acréscimo substancial de custos para toda a cadeia, com repercussões negativas no preço percebido pelo cliente final, e isso acarretava uma relativamente pequenaparticipação das peças genuínas GM (peças que carregam a marca General Motors independentemente de terem ou não sido fabricadas por unidades produtivas da GM) no mercado de peças de reposição para a frota de veículos General Motors.
A partir dessa constatação, a GM disparou uma iniciativa para alterar substancialmente a forma de gerenciar sua rede de suprimentos, num projeto nacional chamado AutoGIRO.O AutoGIRO baseia-se nos seguintes princípios:
1. É de fato um sistema de VMI (Vendor Managed Inventory, ou um sistema no qual o fornecedor gerencia o estoque do cliente): a GM passa a assumir a responsabilidade pela gestão dos estoques dos seus concessionários.
VMI faz sentido nesta situação, porque a GM, sendo o denominador comum da rede de suprimentos, é o único ator na rede que pode de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Getão
  • Getao
  • Getão
  • getao
  • getão
  • getao ambiental
  • Getão de conhecimentos
  • getao fimanceira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!