Get Lio Assumiu O Governo Provis Rio Mediante A Um Conflito

888 palavras 4 páginas
Getúlio assumiu o governo provisório mediante a um conflito (crise econômica, crise politica e crise social) após liderar a Revolução de 1930 (Golpe de 30).
O que foi o Golpe de 30? A Revolução de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, o Golpe de 1930, que depôs o presidente da república Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha.

Por que um governo provisório? Por causa do golpe que anulou a constituição anterior e ele passa a liderar sem constituição.
Governo de Vargas
Obs.: No governo de Vargas nós temos democracia e ditadura.
A era Vargas foram 15 anos de governo, ele volta a ser eleito, mas considerada Era Vargas foram em 1930-1945.
Podemos dividir a Era Vargas em Tópicos
1- O governo provisório de Getúlio, apesar de ser provisório tem a duração de quatro anos, equivalente o tempo de um mandato.

Vargas só se tornou presidente pelo apoio da população que se dividiam em: burguesia, cafeicultor, tenentes e os trabalhadores. Ele vai ter que atender os interesses de todos esses grupos heterogêneos.

2- Acomodar os grupos heterogêneos no poder:
Burguesia: Industrialização
Trabalhadores: Leis Trabalhistas
Tenentes: Interventores Estaduais
Fazendeiros: Mecanização do Campo Linhas de Crédito (empréstimos) Criação dos Institutos Agrícolas Reestruturação da PVC (Politica da Valorização do Café)

Por que Getúlio foi considerado o pai dos pobres? Porque ele implantou medidas trabalhistas, todo dia 1 de maio (dia do trabalhador) ele fazia festas para os trabalhadores e nessas festas ele anunciava uma medida: como o salário mínimo, concepção de férias, férias remuneradas, descanso semanal remunerado. Mas isso foi para desmoralizar os trabalhadores porque com todos esses direito concebidos por Vargas eles não pensava em greves e isso é

Relacionados