Getúlio Vargas e o Estado Novo

Páginas: 6 (1287 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DR. LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA.
CACHOEIRA DO SUL – RS.



TRABALHO DE HISTÓRIA
GETÚLIO VARGAS



NOME: KIMBERLY FIGUEIRA ASSUNÇÃO
Nº: 19
TURMA: 3º ANO
PRPFESSOR: VICENTE








CACHOEIRA DO SUL, 03 DE OUTUBRO DE 2013.


1. GOVERNO PROVISÓRIO DE VARGAS (1930-1934)
1.1 O que foi o golpe de 30?
Foi um movimento desencadeado pelacrise de 29 que atingiu o Brasil deixando trabalhadores sem emprego e cafeeiros arruinados assim contribuindo com o descontentamento do governo de Washington e elevou a popularidade de Vargas. Nas eleições foram usadas fraudes e violência mesmo assim a vitória ficou com o governista Júlio Prestes pois a “máquina de votos” fabricada pelos paulistas foi mais eficiente. Não se conformando com a derrotanas urnas e com o exército militar a seu favor a oposição começou a conspirar contra o governo. O assassinato de João Pessoa candidato a vice-presidência no governo de Vargas acelerou os acontecimentos, aproveitando a revolta popular os rebeldes liderados por Vargas partiram para o Rio de Janeiro, dispostos a derrubar o governo, mas antes que chegassem uma junta militar tomou o poder e o entregoua Getúlio Vargas, o líder do momento.
1.2 Quem são e o que fizeram os interventores?
Os interventores eram autoridades nomeadas pelo governo revolucionário de Vargas para administrar os Estados em lugar dos governadores um deles foi Adhemar de Barros em são Paulo, já no Rio Grande do Sul o interventor foi Daltro Filho.
1.3 Quais foram os ministérios que Getúlio Vargas criou e com queobjetivo?
Vargas criou o Ministério da Revolução, Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, Ministério da Educação e Saúde, e o Ministério da Aeronáutica que tiveram como objetivo era trazer as organizações sindicais para perto de forma que elas passassem a ser controladas pelo Estado. Por outro lado, estimulava também a organização e reconhecimento de sindicatos patronais, na perspectiva de seconstruir uma organização social sobre as bases corporativas.
1.4 O que foi a Revolta Constitucionalista de 1932? Qual o resultado final?
Após a tragédia que matou quatro estudantes que tentavam atacar a redação de um jornal favorável a Vargas os ânimos se exaltaram a sigla dos seus nomes MMDC( Martins, Mirigaia, Dráusio e Camargo) foi o símbolo do movimento paulista, que tinham como principaislíderes Isidoro Dias Lopes e o Civil Pedro do Toledo. Tiveram a ajuda somente de Mato Grosso dando assim vantagem ao governo de Vargas que tinha o maior número de soldados navios e um poder de fogo muito maior. A guerra se arrastou por 4 meses provocando a morte de milhares de pessoas, fazendo assim os paulistas se renderem em outubro. Mesmo assim os paulistas se consideraram vitoriosos pelo fato deno ano seguinte fora aprovada uma nova Constituição para o Brasil trazendo consigo novas mudanças ( voto secreto e feminino, ensino primário gratuito, direitos trabalhistas).
2. O GOVERNO CONSTITUCIONAL (1934-1937)
2.1 Principais características da Constituição de 1934.
Foram as mudanças aprovadas no fim do Governo Provisório assim por meio do Poder Moderador o imperador nomeava os membrosvitalícios do Conselho de Estado os presidentes de província, as autoridades eclesiásticas da Igreja oficial católica apostólica romana, o Senado vitalício. Também nomeava e suspendia os magistrados do Poder Judiciário, assim como nomeava e destituía os ministros do Poder Executivo.
2.2 Diferencie ANL x AIB

ANL
AIB
LÍDERES
Luis Carlos Prestes
Plínio Salgado
FUNDAÇÃO
1935
1932
GRUPOSPARTICIPANTES
Socialistas, anarquistas e comunistas
Fascistas
PRINCIPAIS PONTOS
Lutavam pela democracia, a reforma agrária e a formação de um governo popular
Desejavam instalar no Brasil uma ditadura semelhante à implantada pelo fascista Bento Mussolini, na Itália.

2.3 O que aconteceu com a ANL após a INTENTONA (1935) ?
Após derrotá-los, Vargas decretou estado de sítio e uma forte repressão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estado novo
  • Estado Novo- Getúlio Vargas
  • Governo de Getúlio Vargas
  • Novo estado no Brasil
  • Era Vargas
  • Era vargas do estado novo a 54
  • Era Vargas Estado Novo
  • Estado novo "Era Vargas"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!