Getão de conhecimentos

Páginas: 20 (4865 palavras) Publicado: 15 de junho de 2011
Minha defesa:

Defende o processo de Capacitação Corporativa Continuada como forma de estimular a que o conhecimento tácito, informal e difícil de ser trabalhado, se transforme em conhecimento explícito, formatado, capital intelectual que forma a base para geração de riqueza nas empresas competitivas.

Alguns conceitos sobre a Gestão do Conhecimento
A necessidade das tomadas de decisõesacertadas e muitas vezes repentinas fez com que as organizações repensassem sobre a informação que possuem a respeito do seu negócio.Os fenômenos econômicos e sociais de um mundo economicamente globalizado, impulsionado pela tecnologia da informação e pelas comunicações, são os responsáveis pela reestruturação do ambiente de negócios. Segundo Laércio Consentino, Presidente do Grupo SIGA emHABERKORN(2003),
A globalização é fato consumado e nada é capaz de detê-la. Mudam-se os costumes e hábitos e o mundo torna-se um grande mercado consumidor. As empresas não têm mais nacionalidade, são apatriadas (Apatriado é um neologismo, inventado já há algum tempo para diferenciar aqueles que não tem pátria por opção própria, daqueles que foram compulsoriamente excluídos da nação.). Associações e fusõesacontecem todos os dias, com o objetivo de oferecerem novos patamares de preços.
[...] A competição cada vez mais presente na arena dos negócios, antes regional e próxima, agora é profissional e global.
Com esta afirmação, percebemos que, não há outra opção para as organizações senão a de estar preparada para enfrentar o mercado. Uma organização preparada para o mercado, é, denominada porCHOO(2003:17)[1] como "Organização do Conhecimento",e definida como sendo:
Aquela que possui informações e conhecimentos que a tornam bem informada e capaz de percepção e discernimento. Num nível mais profundo, a organização do conhecimento possui informações e conhecimentos que lhe conferem uma vantagem, permitindo-lhe agir com inteligência, criatividade e, ocasionalmente, com esperteza. Está preparadapara sustentar seu crescimento e se desenvolver num ambiente dinâmico. Mas, porque sente e entende o ambiente que a cerca, a organização do conhecimento, é capaz de se preparar para a adaptação com antecedência. Contando com a competência e a experiência de seus membros, ela é capaz de constante aprendizado e inovação. Aplicando normas e rotinas aprendidas para a tomada de decisões, estápreparada para empreender ações objetivas no momento apropriado. No coração da organização do conhecimento está a administração dos processos de informação que constituem a base para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. (CHOO 2003, p. 17)
Ainda segundo o autor, uma organização do conhecimento é capaz de:
a)Adaptar-se às mudanças do ambiente no momento adequado e de maneira eficaz;b)Empenhar-se na aprendizagem constante, o que inclui desaprender pressupostos, normas e crenças que perderam a validade;
c)Mobilizar o conhecimento e a experiência de seus membros para gerar inovação e criatividade;
d)Focalizar seu conhecimento em ações racionais e decisivas.
Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as organizações passaram a buscar maneiras de estarem preparadas paraa concorrência e não serem consumidas pelo mesmo. Não basta para a empresa passar apenas uma boa imagem. É preciso que ela saiba como agir em cada situação. De acordo com CARVALHO(2003), "As corporações estão se diferenciando umas das outras pelo que sabem". O autor cita ainda que:
Em um mercado dinâmico, competidores podem copiar e até mesmo aperfeiçoar a qualidade e o preço de um produto ouserviço idealizado por uma empresa líder. Só que no momento em que isto acontece, a empresa rica em conhecimento já terá se deslocado para um novo patamar de qualidade, eficiência e criatividade.
Nosso objetivo neste capitulo, é enfocar sobre a importância da informação e do conhecimento para as empresas que desejam sobreviver a um mercado tão competitivo, apresentando vantagens e desvantagens da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Getao do conhecimento
  • DOC GETÃO DO CONHECIMENTO
  • Getão de conhecimento 2
  • getão
  • Getão
  • getao
  • Getao
  • Getão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!