Gesão de vendas de viaturas

1596 palavras 7 páginas
Gestão de Controlo de Venda

A gestão operacional e estratégica das empresas implica a definição de objectivos cuja prossecução é efectuada através da tomada de decisões a vários níveis. Após a tomada das referidas decisões torna-se, no entanto, necessário que os gestores das várias áreas funcionais da empresa procedam ao denominado controlo de gestão no sentido de garantir que os objectivos delineados sejam efectivamente alcançados.
O controlo de gestão de vendas tem assim como funções principais: por um lado, prevenir a ocorrência de situações indesejáveis que possam desviar a empresa dos objectivos a que se propôs e, por outro, promover acções que a conduzam o mais rapidamente possível a esses mesmos objectivos.
Em termos práticos, o controlo de gestão pressupõe a existência de objectivos delineados, muitas vezes através da elaboração de orçamentos, planos e metas, que se assumem como linha de orientação para o desenvolvimento da empresa no período ao qual se referem. Nesse contexto, o controlo de gestão tem como funções a comparação entre a performance prevista para a empresa aos mais diversos níveis (vendas, recebimentos de clientes, pagamentos a fornecedores, política de existências, produção, recursos humanos, etc.) e aquela que efectivamente se vai verificando e, a partir daí, a tomada de decisões correctivas no caso de se detectarem desvios face ao previsto.
Para uma actuação eficaz, a ferramenta fundamental do controlo de gestão é a informação, que deve ser acima de tudo fiável e rápida, na medida em que informação errada e/ou tardia pode ter efeitos perversos.
A obtenção de informação por parte dos responsáveis pelo controlo de gestão deve naturalmente estar adequada às suas necessidades e é feita fundamentalmente com base nos dados contabilísticos da empresa. Desde logo, os mapas de gestão fundamentais são uma ferramenta importante. No entanto, o controlo de gestão exige informação mais específica, que normalmente se traduz na elaboração de

Relacionados

  • ssst
    18102 palavras | 73 páginas
  • PROFUNCIONÁRIO MÓDULO 2
    37127 palavras | 149 páginas