GESTÃO I – O COORDENADOR PEDAGÓGICO

7831 palavras 32 páginas
PATRICIA ELLEN -2211205494
SIMONE ARAUJO-2211204232

GESTÃO I – O COORDENADOR PEDAGÓGICO

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
SÃO PAULO
2013
PATRICIA ELLEN -2211205494
SIMONE ARAUJO-2211204232

GESTÃO I – O COORDENADOR PEDAGÓGICO

Monografia apresentada como exigência parcial para a matéria de Gestão Escolar I para o curso de Pedagogia da Universidade Nove de Julho como requisito para a nota da Av1. Sob orientação da Professora Silvana de Oliveira Cortada.

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
SÃO PAULO
2013
INTRODUÇÃO

O trabalho presente teve como objetivo a analise dos problemas e as ações tomadas pelos Coordenadores Pedagógicos em escolas de diferentes regiões do Brasil citadas em seis reportagens retiradas de revistas e sites do segmento da educação. Com esse trabalho podemos notar qual é o papel desempenhado pelo coordenador e entender sua rotina diária e observar se realmente o que aprendemos em sala de aula, sobre o perfil profissional do coordenador está realmente na realidade das escolas brasileiras.
Na rotina escolar a importância do Coordenador Pedagógico entender qual é o papel que deve desempenhar pode interferir em toda a estrutura da escola. Segundo Bartmann o coordenador que segue a filosofia espontaneísta não tem claro sua posição hierárquica, não tem consciência do seu papel orientador e principalmente não sabe aonde ele próprio quer chegar, atrapalhando assim um melhor andamento escolar.
O Coordenador Pedagógico tem que tem bem claro o objetivo da escola para que possa traçar caminhos junto com os professores, assim fazendo que todas as metas sejam compridas, sem essa clareza ele não tem como direcionar seu grupo docente mostrando estratégias para alcançar os objetivos estabelecidos. Compreendendo os objetivos que a escola quer alcançar o coordenador pode justificar e dar sentido as

Relacionados