GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR-Unidade 3 resumida-UNIASSELVI

983 palavras 4 páginas
Unidade 3
A gestão e organização escolar tomaram um novo rumo quando em 1980 surgiram as primeiras preocupações com os aspectos organizacionais e técnico-administrativos da escola estipulando dois enfoques; o primeiro modelo mais utilizado e cuja organização é objetiva, com planos de ação feitos de cima para baixo e de baixo grau de participação das pessoas que trabalham na organização.
O segundo, chamado de gestão participativa, conta com participação de alunos, pais, professores e integrantes da comunidade.
O planejamento é fundamental na gestão participativa e toda escola tem uma constituição.
A gestão e organização escolar necessitam atender as diferentes leis que a regulamentam, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996).Entre os documentos que direcionam a educação no Brasil, devemos considerar também o Conselho Nacional de Educação (CNE) que tem como meta tornar viável a educação nacional de qualidade, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica no Brasil (DCNS) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que garante a proteção integral à criança e ao adolescente e quanto à educação este estatuto lhes garante acesso à educação de qualidade (Brasil, Art. 53 a 59, 1990).
Para efetivar a organização escolar no Brasil prevista pela Constituição Federal (CF/1988), é determinado um Plano Nacional de Educação.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) elucida que a atribuição do Conselho Escolar significa dizer ao governo o que a comunidade quer, quais ações e meios podem ser utilizados para alcançar os objetivos da escola, portanto o Conselho Escolar é um importante aliado da gestão democrática.
O surgimento do Projeto Político Pedagógico (PPP), é recebido como uma ferramenta de planejamento e avaliação que todos os membros da equipe gestora e pedagógica devem consultar à cada tomada de decisões, tornando a gestão democrática participativa em um importante recurso na construção do PPP como ação individual de cada

Relacionados