GESTÃO: PROCESSO DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO

1668 palavras 7 páginas
Trabalho Apresentado ao Curso Serviço Social

GESTÃO: PROCESSO DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03
DESENVOLVIMENTO 04
CONCLUSÃO 07
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 08

INTRODUÇÃO
A discussão que envolve a avaliação das Políticas Sociais no Brasil tem se destacado nas últimas décadas, devido às evidências dos indicadores que expressam a questão social.
A avaliação e o monitoramento na Política de Assistência Social, no mundo civilizado que está em constante transformação e, nele, a sociedade revê suas práticas se modificam, assim como se modificam as legislações, as convenções e os tratados, desde situações mais específicas até situações mais globais.
As políticas públicas vêm passando por valiosas mudanças o processo de avaliação encontra-se presente em todas as etapas do processo de planejamento, a ação planejada deve conter os indicadores por meio dos quais ela será monitorada e avaliada, de forma a possibilitar correções e adaptações no curso do projeto.
Com o quadro da pobreza estampado, exige-se o debate sobre a gestão de benefícios e serviços que devem ser implantados e ou implementados pelas Políticas Sociais, caracterizando um sistema de proteção.

DESENVOLVIMENTO

No Brasil, o marco legal para as grandes mudanças no campo da Política de Assistência Social foi a Constituição Federal de 1988, considerada inovadora, moderna que estabelece, como uma de suas prioridades, a defesa dos direitos de cidadania.
Segundo Baptista (2003; 113), é na avaliação que mais se apresenta o conteúdo dialético, quando nega para superar, para ela são destacados e reconhecidos elementos fundamentais nesta etapa do planejamento, tais como: a dimensão do futuro, da historicidade, da contradição, do enfrentamento e da retificação.
Expressões desse reconhecimento se demonstraram na regulamentação do ECA e da LOAS e, recentemente, na aprovação da nova Política Nacional de

Relacionados

  • Analise do ciclo de vida de projetos
    26973 palavras | 108 páginas