Gestão por competências: o porque implantar, vantagenas e etapas.

963 palavras 4 páginas
Gestão por Competências: o porquê implantar, as vantagens e as etapas.
Conceito de gestão por competências
O conceito de gestão por competências (GPC) é diverso, sendo que há inúmeras publicações e teorias a respeito com diferentes conotações.
Segundo CARBONE et al. (2005), entende-se competências individuais ou profissionais como combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional, dentro de determinado contexto ou estratégia organizacional.
Competência é a capacidade que o profissional tem de realizar determinada tarefa, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes. O conhecimento é o resultado da aprendizagem, a qual deve ser contínua, reciclada e atualizada. Habilidade é simplesmente a capacidade de saber aplicar os conhecimentos adquiridos, com o fim de construir algo, atingir um objetivo. Por sua vez, atitude é o agir, o querer fazer e colocar em prática.
O porquê implantar gestão por competências
A GPC tem sido apontada como um modelo gerencial alternativo aos instrumentos tradicionalmente utilizados pelas organizações. Baseando-se no pressuposto de que o domínio de certos recursos é determinante de desempenho superior de pessoas e organizações, esse modelo propõe-se a integrar e orientar esforços, sobretudo os relacionados à gestão de pessoas, visando desenvolver e sustentar competências consideradas fundamentais à consecução dos objetivos organizacionais.
A GPC diferencia empregados com habilidades diversas e o foco é o funcionário e não o cargo que ele ocupa. É um processo que envolve todos os níveis da empresa e tem o objetivo de integrar todos os subsistemas de RH, alinhando-os com a estratégia da organização. Este tipo de gestão tem como referência a estratégia da organização e direciona suas ações de capacitação, recrutamento e seleção e gestão de carreira, entre outras, para captar e desenvolver as competências necessárias para atingir seus objetivos.
Nesse contexto, a implantação do

Relacionados