GESTÃO PARTICIPATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA A PARCIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO HOSPITALAR

2831 palavras 12 páginas
GESTÃO PARTICIPATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA A PARCIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO HOSPITALAR
Resumo
Este trabalho aborda discussões sobre a gestão participativa e o seu processo de implementação no Sistema Único de Saúde no Brasil. O texto é de cunho teórico e traz diálogos com autores sobre o tema. Por se tratar de um tema vasto e com diversas discussões acerca do mesmo, não se pretende esgotar nestas páginas as problemáticas que são encontradas. Os principais questionamentos que surgiram diante as leituras foram: através de quais políticas do SUS foi implantada a Gestão Participativa no Brasil? Quais são as principais atuações da Gestão Participativa na Saúde? Através destas questões o corpo do trabalho ganha forma e se desenvolve.
Palavras-chave: Gestão Participativa, SUS, Participação Popular e Gestão Hospitalar.
Introdução
A partir da década de oitenta, o sistema de saúde brasileiro passou por inúmeras reformas que determinaram e resultaram em políticas publicas voltadas para a saúde. As políticas sanitárias passaram por inúmeros debates e reformulações a fim de modificar e modernizar o sistema de saúde vigente desde a década de 1970. A inviabilidade do modelo da década de setenta estava em sua característica excludente e na forma desumana no atendimento prestado à população uma vez que ao se dirigir ao atendimento médico era necessário ao cidadão informar seus trabalho e classe social, pessoas desempregadas eram classificadas como indigentes e dirigidas às casas de misericórdia ou hospitais universitários. O atendimento médico era assim oferecido, pois estava intimamente ligado com a previdência. Dessa forma o atendimento médico tornou-se excludente, o que resultou em um movimento reformador da saúde.
O movimento pela reforma sanitária propunha a racionalização, equidade, democratização e universalidade do atendimento médico. Além de também exigir a participação popular nas decisões relativas aos programas de saúde e a gestão hospitalar. Pereira (2011)

Relacionados