Gestão orentada para o desenvolvimento das tecnologias

5381 palavras 22 páginas
INTRODUÇÃO AO HARDWARE

Parte 1: Conhecendo os Componentes

Como tudo funciona?

Para um leigo, um computador pode parecer uma máquina misteriosa, uma “caixa preta”onde de alguma forma mística são guardadas e processadas informações.

Porém, de misterioso os computadores não têm nada. Tudo funciona de maneiraordenada, e até certo ponto simples. O objetivo deste capítulo inicial é dar uma visãogeral sobre os componentes que formam um micro computador, e como tudo funciona.

Mais para a frente, você conhecerá mais a fundo cada componente, aprenderá a montare configurar micros padrão PC e a solucionar problemas de funcionamento, estandopronto para resolver seus próprios problemas, ajudar amigos, ou mesmo trabalhar naárea de manutenção.

Sistema Binário

Existem duas maneiras de representar uma informação: analógicamente ou digitalmente.Uma música de um grupo qualquer, é gravada numa fita K-7 de forma analógica,codificada na forma de uma grande onda, que pode assumir um número ilimitado defreqüências. Um som grave seria representado por um ponto mais baixo da onda,enquanto um ponto mais alto representaria um som agudo. O problema com estarepresentação, é que qualquer interferência causa distorções no som. Se oscomputadores trabalhassem com dados analógicos, certamente seriam muito passíveisde erros, pois qualquer interferência, por mínima que fosse, causaria alterações nosdados processados e consequentemente nos resultados.

O sistema digital por sua vez, permite armazenar qualquer informação na forma de umaseqüência de valores positivos e negativos, ou seja, na forma de uns e zeros. O número181 por exemplo, pode ser representado digitalmente como 10110101. Qualquer dado,seja um texto, uma imagem, um programa, ou qualquer outra coisa será processado e armazenado na forma de uma grande seqüência de uns e zeros. É justamente o uso do sistema binário que torna os computadores confiáveis, pois a possibilidade de um valor 1 ser alterado para um valor 0, o

Relacionados