GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DE CONSÓRCIOS PARA SUA DESTINAÇÃO FINAL EM ATERROS SANITÁRIOS REGIONAIS.

4157 palavras 17 páginas
GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DE CONSÓRCIOS PARA SUA DESTINAÇÃO FINAL EM ATERROS SANITÁRIOS REGIONAIS.

Márcio Santos da Silva¹

RESUMO

Avaliou-se a implantação do aterro sanitário como o melhor modelo urbano-ambiental para a gestão integrada de resíduos sólidos urbanos e as formas para sua implantação, ou seja, em municípios isolados ou em consórcios de municípios. Foram analisados os investimentos em projetos e obras, equipamentos, móveis e utensílios, informática, máquinas, tratores, veículos e análise financeira para determinar o custeio mensal de cada modelo. Constatou-se que o consórcio é o modelo, numa economia de escala, que oferece maior viabilidade para implantação e operação atendendo uma população maior com uma estrutura similar a de um município isolado, mas com um custo menor a ser pago pelos usuários deste serviço.

Palavras-Chave: Resíduo Sólido, Aterro Sanitário, Consórcio, Intermunicipal.

¹ Professor Especialista em Gestão Ambiental, Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, de Língua Inglesa e Graduando em Tecnologia em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná – Educação a Distância, telessala de Japurá, turma de quinta-feira, horário das 08:20 as 12:00h. marcioss@sanepar.com.br
1. INTRODUÇÃO
No Brasil, a estimativa é que os seus mais de 190 milhões de habitantes produzam, aproximadamente, 241 mil toneladas de resíduos sólidos diariamente.
A destinação final desses resíduos é realizada da seguinte forma: 76% são lançados a céu aberto, 10% em lixões controlados, 13% em aterros sanitários e 01% passam por tratamento em forma de compostagem, reciclagem e incineração.
Esses números demonstram que a maioria dos resíduos tem destinação final incorreta. No entanto, a Lei 12.305/10 pretende modificar essa situação, pois estabeleceu um prazo até 2.014 para que todos os municípios do país deem destinação adequada

Relacionados

  • livro de economia
    411095 palavras | 1645 páginas
  • Direito Administrativo Brasileiro
    310172 palavras | 1241 páginas
  • Direito Administrativo
    297810 palavras | 1192 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas