gestão dos relaciomantos na rede global de suprimentos

3682 palavras 15 páginas
Gestão da demanda sob a perspectiva da gestão da cadeia de suprimentos: uma abordagem além da previsão
Artigo escrito por DANIELA DE CASTRO MELO
O objetivo deste artigo é apresentar os processos operacionais e estratégicos envolvidos na implementação da gestão da demanda, sob a perspectiva da gestão da cadeia de suprimentos, que permitam às empresas melhorar o seu planejamento e desempenho. Além disso, este artigo oferece uma visão mais ampla da gestão da demanda como um processo integrado e não como uma atividade isolada ou resumida à previsão de vendas.

Os principais modelos de implantação da gestão da cadeia de suprimentos são o do Global Supply Chain Forum (GSCF) e o modelo SCOR (Supply Chain Operations Reference), do Supply-Chain Council (SCC). Neste artigo nos concentraremos no modelo proposto pelo GSCF.

A gestão da cadeia de suprimentos para o GSCF significa a integração dos processos-chave de negócio do ponto de consumo até o ponto de origem, processos estes que proveem produtos, serviços e informações que agregam valor para os consumidores e outros stakeholders.

Nesta visão, o modelo de gestão da cadeia de suprimentos proposto pelo GSCF é baseado na integração de oito processos-chave de negócios das empresas, por meio de suas cadeias de suprimentos:

1. Gestão do relacionamento com clientes;

2. Gestão do relacionamento com fornecedores;

3. Gestão de serviço ao cliente;

4. Gestão da demanda;

5. Processamento de pedidos;

6. Gestão do fluxo de manufatura;

7. Desenvolvimento de produtos e comercialização;

8. Gestão de retorno.

A gestão da demanda sob a perspectiva da gestão da cadeia de suprimentos (SCM)

Dentre os processos para a gestão da cadeia de suprimentos propostos pelo GSCF está a gestão da demanda, que é o processo que procura balancear os requerimentos dos clientes com a capacidade de atendimento da cadeia. Nesse sentido, o processo produtivo deve ser desencadeado a partir das necessidades da demanda e essas

Relacionados

  • gestão dos relaciomantos na rede global de suprimentos
    3682 palavras | 15 páginas
  • gestão dos relaciomantos na rede global de suprimentos
    3682 palavras | 15 páginas
  • Sustentabilidade
    26850 palavras | 108 páginas