Gestão do Conhevimento

4229 palavras 17 páginas
INTRODUÇÃO

Neste estudo apresentaremos o conceito e importância da Gestão do Conhecimento para as organizações, sabemos que o conhecimento hoje é essencial e um dos principais ativos de uma organização. O conhecimento é um conjunto de informações, valores, experiências e intuições que cada pessoa possui em mente, e que pode ser desenvolvido a partir de novas descobertas e experiências que se compartilham no seu dia-a-dia.
Quanto mais conhecimentos e informações uma empresa acrescenta em sua gestão, mais se torna flexível para enfrentar as mudanças e transformações do mercado empreendedor. A GC funciona como uma ferramenta estratégica nas organizações, pois a importância dela é aumentar a produtividade, ganhar vantagens competitivas, alcançar sucessos em seus resultados, melhorar o atendimento aos clientes e por consequência alavancar no mercado dos negócios, tudo isto a partir do gerenciamento de novos conhecimentos e informações.
Foi realizada uma entrevista com dois líderes de duas diferentes empresas de nossa cidade com a finalidade de descobrir se estão sendo aplicadas na prática as mudanças e inovações da Gestão do Conhecimento. E também analisamos a exemplo do Cirque Du Soleil na aplicação teórica-prática da GC que desenvolve, fazendo uma comparação com as empresas pesquisadas.
Para compreender melhor todo este processo temos que perceber que existem dois tipos de conhecimentos: o explícito e o tácito. O explícito é encontrado em forma de procedimentos e dados, e o tácito são as intuições e inspirações que traz cada pessoa. São estes conhecimentos que a GC converterá e compartilhará em prol da organização.
O conhecimento sempre esteve presente nas diversas áreas administrativas, mas nunca foi tão valorizado como agora dentro do ambiente organizacional, ganhando grande espaço no modo como os colaboradores e líderes se comportam e realizam suas atividades diárias. Estas novas tendências e inovações trazem para a empresa mudanças no cotidiano dos

Relacionados