gestão de recvursos humanos nas pequenas empresas

10884 palavras 44 páginas
__________________________________________
CAPITULO I- INTRODUÇÃO GERAL
__________________________________________
INTRODUÇÃO
As pequenas empresas, também são formadas de gente, correto? Ou são formadas por robôs? Ora, se fossem formadas por robôs então precisariam no mínimo de um técnico nesta área para fazer a manutenção dos mesmos. Então, já que são formadas por pessoas, por que não precisam de alguém focado nas suas necessidades, na manutenção da gestão de recursos humanos? A resposta é simples, empresas pequenas geralmente possuem o foco na sua área comercial, precisam vender, vender e vender. Claro que elas precisam vender, mas quem vende o seu produto ou serviço, senão as pessoas?
A gestão de pessoas no cenário actual é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, pois experimente comparar o antes e o depois de uma empresa que não realizava práticas de gestão de pessoas, e passou a fazer isso. Certamente serão observadas mudanças, desde a produtividade até a satisfação e motivação dos funcionários. Mas não se engane, esse processo não ocorre da noite para o dia, é necessário paciência, perseverança e objectividade. Todos os líderes da empresa devem acreditar no serviço que o RH pode oferecer e nas mudanças positivas que isso trará a organização.
Primeiramente é preciso que a ideia de gestão de recursos humanos seja comprada pela directoria, que é quem vai liberar verba quando necessário, vai apoiar e acreditar nos projectos de RH e vai dar força para a implantação desta área na empresa. Essa provavelmente é a parte mais difícil, quando conquistada essa etapa, o resto será uma consequência do trabalho que será feito pelo profissional que vai executar essa função. A gestão de pessoas deve ser presente nos mais diversos tipos de organização, independente do seu tamanho. A manutenção dos subsistemas de RH é necessária. As acções que podem ser implementadas vão desde recrutar e seleccionar, treinar e desenvolver, realizar pesquisas de clima,

Relacionados