GESTÃO DE PROJETOS ESPACIAIS: O PADRÃO ECSS APLICADO AO PROJETO CONASAT

324 palavras 2 páginas
GESTÃO DE PROJETOS ESPACIAIS: O PADRÃO ECSS APLICADO AO PROJETO CONASAT
Jeanne Samara dos S. Lima, Manoel Jozeane Mafra de Carvalho, Lúcio dos Santos Jotha, Pedro Silva de Aquino jsamara@crn2.inpe.br; manoel@crn.inpe.br; luciojotha@crn2.inpe.br; pedroaquino@crn2.inpe.br
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Centro Regional Nordeste (INPE-CRN)

Resumo: Os Projetos de Sistemas Espaciais em qualquer um dos seus segmentos: solo, espacial ou lançador, constituem-se em empreendimentos de grande complexidade. Quase toda missão é “first of its kind”, ou seja, são muito específicas, com elevado custo e risco, pela impossibilidade, em muitos casos, da realização de reparos e correções de equipamentos, uma vez iniciada sua operação. A missão CONASAT - Constelação de Nano Satélites para Coleta de Dados Ambientais compreende conceber uma solução para o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais - SBCDA, baseada no uso de nano satélites (satélites de 1 a 10 kg). Para atender as necessidades específicas do projeto, e as características pertinentes aos projetos espaciais, o ciclo de vida da Missão CONASAT é ditado por considerações relativas ao ambiente de operação, aos custos, cronograma proposto, complexidade e confiabilidade do sistema, com grande ênfase ao controle da variável qualidade. Neste sentido, para se reduzir a possibilidade de falhas em Programas Espaciais, o conhecimento gerado pelos projetos desenvolvidos e pelas experiências de outras atividades vem sendo sistematicamente integrado na forma de padronizações. No Brasil, a padronização que define as diretrizes para a realização de projetos de Sistemas Espaciais é em grande parte baseada nos documentos criados pela ECSS – European Cooperation for Space Standardization.
Este trabalho pretende apresentar como essa metodologia vem sendo aplicada no CONASAT, dada à natureza do projeto, com fins a maximizar a confiabilidade do produto final.

Palavras-chave: Gestão de Projetos.

Relacionados