GESTÃO DE PESSOAS: FATOR NECESSÁRIO À ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

5352 palavras 22 páginas
GESTÃO DE PESSOAS: FATOR NECESSÁRIO À
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

PICOLOTTO, Cláudia1
Msc Elizabeth Zanetti2

RESUMO

Este artigo tem como objetivo compreender a transformação do processo de gestão de pessoas nas organizações, sua representatividade e sua importância no processo estratégico. A partir de pesquisa bibliográfica busca-se analisar a transformação da área de recursos humanos, a qual passou a ser considerada gestão de pessoas, por considerá-las parceiras da organização e não mero recurso. Além disso, evidencia-se a função e os sistemas de gestão de pessoas, os quais incluem a seleção e o recrutamento, a avaliação, o desenvolvimento e treinamento, e a remuneração. Destaca-se a relação entre gestão de pessoas e estratégia competitiva, uma vez que as pessoas constituem-se um diferencial das organizações, sendo capazes de gerar vantagem competitiva e auxiliar no alcance dos objetivos e metas organizacionais. Nesse sentido, dá-se ênfase ao capital intelectual como elemento estratégico, bem como o papel do coaching no processo de desenvolvimento da liderança, de competências e dos processos de gestão de pessoas, agregando a Psicologia no contexto das organizações.

Palavras-chave: Gestão de pessoas. Competências. Estratégia. Organizações.

1 INTRODUÇÃO

Toda e qualquer organização surge do desejo de uma pessoa ou grupo de pessoas a fim de realizar algo. Realizar com a finalidade de se obter o lucro (entidade com fins lucrativos), ou se obter algum benefício para a sociedade ou parte da mesma (entidade sem fins lucrativos). Mas, o que importa é o desejo e a busca de realização. É deste ponto que a organização cresce, a partir da contratação ou admissão de novas pessoas. Por isso, tudo se inicia e continua através do elemento humano.
Dessa forma, a gestão de recursos humanos vem se consolidando no campo empresarial, seja qual for o tipo de atividade desenvolvida pelas organizações. Devido a isso os recursos humanos

Relacionados

  • Gestão do conhecimento
    19317 palavras | 78 páginas