Gestão de Marcas - Cachaçaria Vanilli

1746 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
CCSA

Gestão de Marcas : Cachaçaria Vanalli

São Paulo
2013

1.HISTÓRIA DA CACHAÇA
Durante o ciclo da cana-de-açúcar no Brasil, entre os séculos XVI e XVIII, a metrópole portuguesa comercializava seus produtos na colônia, inclusive a “bagaceira”, destilado de bagaço de uva.
Nos engenhos onde se produzia o açúcar, também se depurava o caldo da cana numa caldeira em fogo brando. Logo no século XVI, alguns engenhos começaram a destilar o caldo da cana com a ajuda de um alambique, da mesma forma que se fazia com o bagaço da uva.
Seu primeiro nome foi aguardente de cana. Era consumida basicamente por escravos durante a primeira refeição do dia, a fim de suportarem o trabalho árduo dos canaviais. Além disso, foram os primeiros a usá-la contra os males do corpo e do espírito.
As técnicas de produção da cachaça melhoraram muito ao longo do tempo, assim como sua qualidade. A substituição da bagaceira pela aguardente de cana foi tão grande, que a Coroa Portuguesa tentou proibir a sua venda em 1635, porém a cachaça já havia se tornado a bebida preferida da colônia.
Com a Semana da Arte Moderna, em 1922, o resgate da brasilidade declarou a cachaça como uma bebida genuinamente brasileira. Hoje, essa bebida com sabor de Brasil, ganhou muitos apreciadores pelo mundo a fora.
Como parte dessa história, o Sítio São Francisco tem a honra e o prazer de produzir cachaças artesanais aprovadas pelos maiores especialistas e apreciadores da verdadeira cachaça brasileira.

2.HISTÓRIA DA FAMÍLIA VANALLI
As cachaças Vanalli e Beija-Flor são reconhecidas por duas características marcantes: sabor e tradição. Estes produtos são parte essencial na história da família Vanalli, imigrantes do norte da Itália no fim do século XIX, com larga experiência no cultivo da terra e confiantes na prosperidade do Novo Mundo.
O interior de São Paulo tornou-se o novo lar da família, escolhido para transmitir a seus filhos as tradições e

Relacionados