Gestão de maktg ii

1015 palavras 5 páginas
1) Faça a escolha de uma empresa de porte nacional, colocando um breve histórico. Procure escolher uma empresa que você admire ou que tenha produtos/marcas que você admire. Neste texto, aponte porque você a admira.

A empresa escolhida foi a São Paulo Alpargatas S/A, fabricante das sandálias Havainas, entre outros produtos, que após anos de estagnação no mercado com seu principal produto conseguiu de forma brilhante reverter a situação e ser um dos líderes de mercado de seu ramos. Dentre os diversos produtos fabricados destacaremos as sandálias Havaiana, que dá uma breve história da própria história de sua fábrica. A Alpargatas surgiu em 1907, com outro nome: Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados e seu carro chefe era um sapato de tecido com solado de corda, que ficava pendurado nos armazéns. Somente em 1962 foram criadas as Havaianas que nasceram buscando um público de classe média. O problema é que depois de muitos anos de uso no mercado, o produto não foi renovado, atualizado, a marca não tinha um contexto novo, um algo mais para oferecer aos seus consumidores. Então o uso passou a ficar mais restrito a sua funcionalidade básica e mais simples que ela oferecia, que é proteger os pés por um baixo, ou baixíssimo custo. Isso fazia com que o produto fosse usado quase que totalmente pelas pessoas mais pobres, as classes mais altas não demonstravam mais interesse em consumir o produto.
R:

2) Escolha um produto/serviço dessa empresa. a) Baseado no material estudado em suas aulas, destaque o que a empresa fez em termos de produto, preço e ponto de venda, para que esse produto/serviço criasse valor ao cliente. b) Considerando o que você estudou em Gestão de Marketing I, analise qual é o valor para o cliente que este produto/serviço oferta? Analise a relação benefício X custo, usando os conceitos das aulas 1 e 2 de Gestão de marketing 1. R:

O produto escolhido é a sandália Havaiana.

Para se manter no mecado e principalmente atingir novo público alvo

Relacionados