GESTÃO DE FINANÇAS PESSOAIS: A IMPORTÂNCIA DE ORGANIZAR AS CONTAS PARA UMA VIDA FINANCEIRA MAIS SAUDÁVEL

3700 palavras 15 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
ESCOLA DE NEGÓCIOS - CURSO ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DE FINANÇAS PESSOAIS: A IMPORTÂNCIA DE ORGANIZAR AS CONTAS PARA UMA VIDA FINANCEIRA MAIS SAUDÁVEL

Autor: Adriano da Silva Barbosa
Orientador: Maria Christina Baptista P. de A. Rodrigues
Co-orientador: Gustavo André Pereira Guimarães

RESUMO
O principal objetivo deste artigo é apresentar conceitos de finanças pessoais para tornar a vida financeira da família brasileira salutar. Atualmente, com o crescimento econômico do Brasil, o brasileiro se endivida mais devido a onda de consumismo que é muito forte nos tempos atuais, seguido do desejo de status e aceitação social que elimina as reservas financeiras deixando o consumidor sempre no vermelho. Em muitos casos, após passar por grandes problemas financeiros, o consumidor busca as finanças pessoais para não ceder a hipnose do marketing das grandes empresas e começar a ver seu patrimônio crescer pela disciplina, perseverança e principalmente, inteligência financeira.

Palavras-chaves: Finanças Pessoais, investimentos, planejamento familiar.

INTRODUÇÃO

Atualmente, o Brasil passa por um constante processo de aquecimento da economia. Em 2010, o país atingiu um alto índice de carteiras assinadas aumentando o nível de formalidade do trabalho. Prova disso, é a crescente "Classe C" que se tornou um dos grandes responsáveis pelo aquecimento da economia brasileira. A chamada Nova Classe Média é detentora de aproximadamente 45% dos rendimentos das pessoas físicas no país, ou seja, na questão dos rendimentos é o maior segmento na atualidade.
Paralelo ao cenário positivo do emprego e da economia vem o crescimento do endividamento da população, reforçado pelo forte apelo do Marketing, da pressão das empresas que almejam metas cada vez mais altas em suas vendas e do mercado financeiro que atualmente oferta crédito rápido e fácil, com juros muito bem camuflados em pequenas parcelas que cabem no bolso de qualquer

Relacionados