Gestão de carreira e recompesnsa

3385 palavras 14 páginas
Introdução

Clima organizacional x Colaboradores

No cenário que atualmente se vive, a prática de gestão das organizações volta-se invariavelmente para a uma melhoria no seu clima organizacional. Dada a escassez de recursos na maioria das empresas para dotar o ambiente operacional de máquinas e equipamentos tecnologicamente avançados, com a finalidade de elevar sobremaneira os resultados do trabalho humano, torna-se imperioso cuidar de outro aspecto, a qualificação do recurso humano e a promoção de um ambiente favorável ao desempenho das atividades propostas.
As pessoas são os elementos mais frequentes em uma organização. Elas criam os objetivos, as inovações e as realizações pelas quais as organizações são
Louvadas. Quando consideradas da perspectiva de uma organização, as pessoas são os seus recursos. Não são recursos inanimados, tais como terra e capital; ao invés disto, são recursos dinâmicos humanos. Sem eles, as organizações não existem. De acordo com Levering (1998), é preciso ter algo mais, e este algo mais consiste em proporcionar às pessoas um ambiente de trabalho de confiança, em que a credibilidade, o respeito e a justiça estimulem e motivem as pessoas a produzir mais e melhor. Quanto melhor as organizações funcionarem, tanto mais facilmente nossa sociedade poderá enfrentar os desafios e as oportunidades nos tempos de hoje e futuros.
Cultura e clima organizacional tangenciam-se mutuamente em diversos aspectos. No entanto, enquanto a cultura organizacional influencia na formulação de missão, estratégia de crescimento e no estabelecimento de diretrizes de qualidade dos serviços prestados, já o clima organizacional, possibilita descrever o comportamento organizacional, enquanto identificação dos aspectos que mais influenciam na percepção dos problemas institucionais.
Há inúmeros exemplos de ganhos com um bom clima organizacional, a partir do refinamento da mão-de-obra, porém, segundo explica Xavier (2001), administrador de

Relacionados