Gestu00E3o 2

1669 palavras 7 páginas
Clima organizacional

É a maneira, positiva ou negativa, como os colaboradores, influenciados por fatores internos ou externos à organização, percebem e reagem, num determinado momento, ao conjunto de variáveis e fatores como as políticas,os procedimentos, usos e costumes existentes e praticados pela organização.
Está ligado, diretamente, à maneira como o colaborador PERCEBE a organização com a sua cultura, suas normas, seus usos e costumes, como ele INTERPRETA tudo isso e como ele REAGE, positiva ou negativamente, a essa interpretação.

Motivação
É fazer uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, trabalhar para atingir os objetivos da organização, e também seus próprios objetivos.
Segundo dados obtidos em pesquisas sobre clima, funcionários com baixos índices de motivação utilizam somente 8% de sua capacidade de produção, enquanto aqueles com altos índices de motivação utilizam 60% dessa capacidade.

Liderança
Tipo de liderança
Líder voltado para tarefas-metas e objetivos
Líder voltado para pessoas
Líder organizacional –gerente –sabe equilibrar tarefas e pessoas.
Posição hierárquica do líder na organização

Tipos de clima
Segundo Edela, há 3 tipos:
-Desumano-onde prevalece a importância para a tecnologia.
-Tenso-onde há forte pressão para o cumprimento de normas rígidas, burocráticas, tendo como resultado: punições e demissões.
-Tranqüilidade e confiança-plena aceitação de afetos, sem descuidar-se de preceitos e do trabalho.

Comunicação
É parte integrante da administração porque envolve as pessoas e suas tarefas, mas não deve ser considerada como um fim em si mesma.
Transfere o significado sob a forma de idéias ou informações de uma pessoa para outra, por esta razão é um instrumento da administração.

Mudança
Mudança na organização é a superposição da nova cultura sobre a velha.

Cultura Organizacional
Um modo de vida, um conjunto de crenças e valores, uma forma de interação e

Relacionados

  • Aula 2 Gestu00E3o Em Recursos Humanos
    1704 palavras | 7 páginas