GESTOR ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DO SEU PAPEL NA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Páginas: 25 (6034 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO

O fundamento da gestão democrática pressupõe a participação, isto é do trabalho associado de pessoas analisando situações, decidindo sobre o seu encaminhamento e agindo sobre elas, em conjunto. Desse trabalho compartilhado, orientado por uma vontade coletiva, cria-se um processo de construção de uma escola competente e compromissada com a sociedade. O espaço escolar é, pois umespaço privilegiado para construir uma cultura de participação, autonomia e de cidadania.
A Gestão Democrática requer uma educação libertadora que forme sujeitos críticos e, portanto, transformadores de suas realidades por uma sociedade justa e principalmente inclusiva. A escola sob uma política de fazer valer, direitos e deveres, oportuniza o exercício de cidadania. A autonomia é o mais ricopotencial que se pode oferecer ao nosso aluno “recheado” de respeito à diversidade cultural, religiosa e política, construindo valores para a formação de uma sociedade humanista. Uma gestão que fortaleça a integração escola-família-sociedade e que seja compromisso de todos no processo educativo.
Um dificultador da implantação da Gestão Democrática refere-se ao esforço de banimento da cultura autoritáriapela própria comunidade escolar, ou seja, por aqueles que, convencidos da necessidade de mudanças, nem sempre se dão conta do quanto neles próprios se encontra instalada, também, certa convicção sobre a necessidade de atitudes autoritárias, como condição para se estabelecer a ordem, a organização, o respeito mútuo no ambiente escolar. Como então, ser um Gestor democrático de sucesso em tempos detantas mudanças, carências, individualismo e falta de parceria com as famílias? Porem é de suma importância que o gestor de inicio ao processo de democratização no âmbito escolar, dependendo dele a criação de ambientes participativos.
O Gestor desempenha um papel importante para o bom andamento do processo ensino-aprendizagem, podendo o trabalho ser mais eficiente quando planejado e desenvolvidode forma integrada com a comunidade escolar, ou seja, com a Democratização da Gestão escolar prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei 9394/96.
Por isso, foi desenvolvida neste trabalho a observação da Escola Estadual Antônio Fllorentino, quanto aos seus aspectos de gestão. Analisado por meio de entrevistas realizadas com os gestores e professores da escola a fim de obterinformações sobre a gestão da unidade escolar e se a mesma é uma gestão democrática, ou seja, participativa, visto que uma gestão democrática pressupõe o envolvimento significante de todos que trabalham na escola no processo de tomada de decisões e aplicação destas decisões no âmbito escolar.










1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

1.1 – Identificação da Unidade Escolar

A Escola EstadualAntônio Florentino, sediada à Rua Carlos Drummond de Andrade, nº 70 – Jardim Jacira – Município de Itapecerica da Serra, CEP 06864400 – Telefone 4669 1380 (FAX) 4669 3025. Foi criada pelo Decreto 18.371/82 de 12/01/82 publicada no D.O. de 13/01/82, instalada pela Resolução SE nº 112 de 08/06/82, publicado no D.O. de 09/06/82, jurisdicionada à Diretoria de Ensino da Região de Itapecerica daSerra e mantida pelo governo Estadual, atende alunos do Ensino Fundamental Ciclo II e do Ensino Médio, com uma clientela formada por crianças, pré-adolescentes e adolescentes. Os alunos provem em grande parte de famílias de baixa renda.
A Escola se constitui como fonte de conhecimento dessa clientela e para isso está bem equipada e organizada para enfrentar o desafio de melhorar seu nível deinstrução, comprometendo-se com a melhoria da qualidade de Ensino.
Os professores ficam com grande responsabilidade em relação ao rendimento escolar do aluno, uma vez que a família, por falta de condições, conhecimentos e dificuldade de acesso a outros meios de informações (Internet, revistas, etc.), encontra estes obstáculos para acompanhar melhor a vida escolar do filho.

1.2 - Caracterização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão Escolar: O papel do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática e participativa.
  • A importância da gestão escolar democrática
  • O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS JUNTO COM A GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA
  • O papel do supervisor escolar na gestão democrática
  • Gestão escolar democrática: uma meta para o gestor do século xxi
  • A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA GESTÃO DEMOCRÁTICA
  • AA IMPORTÂNCIA DOS CONSELHOS ESCOLARES COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DE TODOS NAS ELEIÇÕES ESCOLARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!