GESTOR ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DO SEU PAPEL NA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

6034 palavras 25 páginas
INTRODUÇÃO

O fundamento da gestão democrática pressupõe a participação, isto é do trabalho associado de pessoas analisando situações, decidindo sobre o seu encaminhamento e agindo sobre elas, em conjunto. Desse trabalho compartilhado, orientado por uma vontade coletiva, cria-se um processo de construção de uma escola competente e compromissada com a sociedade. O espaço escolar é, pois um espaço privilegiado para construir uma cultura de participação, autonomia e de cidadania.
A Gestão Democrática requer uma educação libertadora que forme sujeitos críticos e, portanto, transformadores de suas realidades por uma sociedade justa e principalmente inclusiva. A escola sob uma política de fazer valer, direitos e deveres, oportuniza o exercício de cidadania. A autonomia é o mais rico potencial que se pode oferecer ao nosso aluno “recheado” de respeito à diversidade cultural, religiosa e política, construindo valores para a formação de uma sociedade humanista. Uma gestão que fortaleça a integração escola-família-sociedade e que seja compromisso de todos no processo educativo.
Um dificultador da implantação da Gestão Democrática refere-se ao esforço de banimento da cultura autoritária pela própria comunidade escolar, ou seja, por aqueles que, convencidos da necessidade de mudanças, nem sempre se dão conta do quanto neles próprios se encontra instalada, também, certa convicção sobre a necessidade de atitudes autoritárias, como condição para se estabelecer a ordem, a organização, o respeito mútuo no ambiente escolar. Como então, ser um Gestor democrático de sucesso em tempos de tantas mudanças, carências, individualismo e falta de parceria com as famílias? Porem é de suma importância que o gestor de inicio ao processo de democratização no âmbito escolar, dependendo dele a criação de ambientes participativos. O Gestor desempenha um papel importante para o bom andamento do processo ensino-aprendizagem, podendo o trabalho ser mais eficiente quando planejado e

Relacionados